Gênio Indomável

No último sábado, Ronan proporcionou algumas cenas bem desagradáveis ao ver Munik com o libanês no final da festa.

Alguns dirão que ele errou no tom e a cena ficou feia. Outros alegarão que ele estava bêbado e queria proteger a amiga.

Já eu, vou escrever esse texto, tentando apenas entender o que se passa e o que se passou na cabeça de Ronan, pra gerar toda aquela reação.

destaque-362569-201234

Ronan me lembra o filme Gênio Indomável, que conta a história de um menino órfão com inteligência acima da média que teve toda sua criação nas ruas de um bairro pobre.

Essa mistura de inteligência e abandono causa no personagem um sentimento de rejeição e revolta pela forma como a sociedade lhe trata.

Will, o geniozinho do filme, se torna um menino problema, se metendo em brigas, prisões e acaba desenvolvendo uma imensa dificuldade de se conectar com outras pessoas.

Com pouca sociabilidade, Will está sempre isolado e com semblante fechado. Como se não quisesse ou não precisasse do carinho e aprovação de outra pessoa.

Mas no fundo, toda essa postura não passa de um mecanismo de defesa. Uma casca para protegê-lo de novas rejeições.

good-will-hunting-original-1

Minha mãe é pintora, e por causa dela, eu conheço algumas coisas sobre arte.

Não sei se Ronan tem algum artista na família, tão pouco se recebeu formação educacional na infância, para ter tais conhecimentos.

Mas fato é que Ronan parecia ser o único no BBB, a saber quem era Van Gogh.

Ou ao menos, a única pessoa a se importar com a beleza e grandiosidade da decoração da festa ter sido inspirada no pintor.

235343

Ronan é de longe o participante com maior nível cultural a pisar no BBB16.

Eu adoro ele falando ao vivo. O garoto se expressa muito bem.

Mas Ronan sempre me passou a imagem de ser uma pessoa acuada. Como se o mundo tivesse virado as costas pra ele, ignorando suas qualidades intelectuais, o limitando a um espaço reduzido na marginalidade social.

E pra que eu não seja interpretado errado, marginalidade não é bandidagem. É aquilo que é deixado “a margem”. Jogado de lado.

E sabe o que é mais frustrante? Ronan tem inteligência pra perceber isso.

206659836-bbb-16-ronan-2367413499

Uma pessoa com excelente capacidade intelectual que sempre se sentiu preterida pra tudo na vida.

Imaginem a bola de neve que causa na cabeça do menino.

Durante quase todo confinamento, Ronan passou os dias isolado e se sentindo rejeitado pelos colegas.

Ronan viveu uma vida de privações.

Munik, que mal terminou o ensino médio, tem muito mais experiência de vida do que Ronan. Porque ela viveu as coisas.

Provou, beijou, riu, chorou, amou, era da turma popular do colégio.

Já Ronan, provavelmente foi privado do prazer de provar tudo que a vida tem pra oferecer.

munik-danca-materia

Na última semana, Ronan andou errando muito com Matheus.

Foi um festival de humilhações com perguntas sobre Capela de Michaelangelo e Guerra de Canudos, apenas pra se impor intelectualmente sobre seu rival.

Bastou ter um pouquinho de poder na mão, pra Ronan mostrar um lado ruim de sua personalidade.

O menino cansou de ser inferiorizado.

1332441-ronan-do-bbb16-fez-pouco-caso-apos-s-600x315-2

Ronan, por ter boa cultura, sabe muito sobre a teoria de tudo. Mas apenas a teoria.

Pergunte sobre Van Gogh, e Ronan te responderá que os girassóis da decoração da festa homenageavam o quadro mais famoso do pintor. Mas ele não sabe como é o cheiro das flores no jardim da Holanda.

Pergunte sobre Michaelangelo, e Ronan te contará tudo sobre Capela Sistina. Mas ele nunca esteve lá, pra olhar como a luz reflete nos vitrais da catedral.

Pergunte sobre o amor, e Ronan te recitará um soneto de Shakespeare. Mas ele nunca foi escolhido pra viver um romance com uma das meninas do confinamento.

Ronan sabe de tudo e ao mesmo tempo não sabe de nada. Ele não viveu as coisas, só aprendeu o que leu nos livros.

E talvez, só enxergando toda essa frustração acumulada, conseguiremos entender o porquê de várias atitudes do menino no BBB.

Ronan só precisa de uma coisa para ser alguém mais feliz: Ser aceito.

99 comentários em “Gênio Indomável

  1. Que texto maravilhoso!! muita gente julga o ronan sem parar pra pensar que as suas atitudes são reflexo da infância que ele teve, e dos muitos pré conceitos que ele deve sofrer até hj, posso não concordar com várias atitudes dele lá dentro, mas compreendo quase todas elas. Por isso acho que o fato da ana paula o ter acolhido foi importantíssimo não só no jogo mas como ser humano tbm.

    Curtir

  2. Nao concordo, Ronan teve uma infancia infeliz sim, mas fala de sua juventude como todos os outros. conta de suas idas e vindas de bares e passeios, repleto de amigos. Conheço varias pessoas q sao assim, independentemente da historia de vida pobre. Isso nao eh querer ser aceito, eh querer atencao, mostrar ser superior, ele nao eh nem um pouco inteligente. Ele se acha. e repito, ha mta gente rica q se acha e age como ele.

    Curtir

    1. você sabe que as pessoas são diferentes né? não é pq vc conhece fulano que esta muito bem hj apesar da infância difícil que o restante esteja do mesmo jeito, se você não tem um pingo de empatia por uma criança que morou na rua, é melhor vc rever seus conceitos viu

      Curtir

      1. afff Amanda… q nada a ver o q vc falou. Para de ser cega. eu sempre torci para o Ronan, Ana Paula e Munik. Mas sei reconhecer os defeitos deles. Acho comodo falar q ele eh assim por conta da infancia e reforçar isso, passar a mao na cabeça. Se ele continuar a encontrar pessoas como vc, ele nao ira mudar nunca.

        Curtir

        1. também torço pra eles e reconheço os defeitos, só não faço uma analise superficial da pessoa e que a infância dele não implica em nada na pessoa que ele é hoje. ja disse em outro comentário, que não concordo com várias atitudes dele e achei pésimo aquele show com a munik, mas não quer dizer que eu não entenda o porque daquilo, que na minha opnião é só medo de rejeição, como eu ja disse, não acho bonito nem passo a mão na cabeça mas entendo

          Curtir

          1. Também não concordo muito com o texto. Não vi Ronan tão bêbado como quis mostrar. Pra mim foi muita encenação. Ronan é esperto, muito esperto, espertissimo. Quer ser o centro das atenções por isso viu Renan como um perigo logo ao entrar; por isso se incomodou com Lahan; por isso não gostou de Matheus. Todos eles, de uma forma ou de outra, afloraram seu complexo. Por não ser um cara bonito – e consciente disso – Ronan se utiliza de seu potencial cultural, sua história de vida, sua perspicácia e seu senso de observação para competir. Mas, em relação às meninas da casa, sabe que não tem chance nenhuma se tiver um homem bonito na parada. O que eu vi foi um Ronan possessivo, rancoroso e maldoso. Depois da saída do árabe voltou ao “normal” rapidamente demais, a expressão de alívio no “ao vivo” foi imediata. Prova de que seu “show” foi encenado mesmo. Tudo resolvido e lá está Ronan, de boaça, esperando Matheus sair pra se sentir o “bendito fruto entre as mulheres” , como ele mesmo falou. Sem rivais, sem cara emburrada e sem bloqueios ou traumas emocionais. Ronan…o gênio da malandragem; o que estudou um ano o programa; o que decorou inúmeras frases de efeito; o que conseguiu convencer no papel de rejeitado; o que disse que Deus estava lhe devendo; o que falou ao pisar na casa: “Entrei pra ganhar e só saio daqui morto.” E, óbviamente, vai ganhar. Parabéns!!

            Curtido por 1 pessoa

      1. Muito lindo ,estou muito emocionada pois é assim que eu enxergo Ronan e gostaria muito que ele lesse seu texto quando saísse da casa .Será que tem como mandar para algum amigo dele? Parabéns por isso que gosto de acompanhar vcs do Piloto ,lia sempre cartas pra Pi . Amo a coerência de vcs .Bjsssss

        Curtir

  3. “Ronan, por ter boa cultura, sabe muito sobre a teoria de tudo. Mas apenas a teoria.”

    Boa cultura… ou conhecimento? Porque cultura é cultura… não existe uma que é melhor que a outra. Arroz com feijão é cultura. E hamburguer com milk shake também.

    Também não sei se tem que ser da turma popular do colégio pra aproveitar a vida intensamente, e também não sei se o Ronan apenas viveu uma vida de privações. Se seguir essa linha, e a maioria da população brasileira vive uma vida de privações. Ele deu a volta por cima de sair da rua e chegar na universidade. Ele tem 27 anos apenas. Ele pode ir pra Holanda cheirar a flor… nada está perdido. O problema é que ele tem, infelizmente, que lidar com essa nojeira que é o preconceito racial velado no Brasil que perdurará na vida dele até mesmo quando ele estiver numa escala mais alta da sociedade. Isso não é culpa do Ronan, mas do nosso mundo. O melhor exemplo dessa podreira vem do próprio BBB: Danihell discretamente chutava Ronan pra debaixo do ônibus quando falava entre dentes pra Tamicobra e cia “ah, mas tem que entender pq ele é mau assim e pq quer ganhar tanto, o menino roubava chocolate, bicho”. Pode com isso? Eu não. Se ele fosse branco, ele apenas seria um jogador destemido com vontade de vencer. Dale Brasil!

    Olha, no fim eu repito o mesmo que disse na semana de estreia do jogo: ele quis ser Angela, mas não tinha competência para tal. O maior tolo é aquele que se acha o mais esperto que todos. Eu acho que o Ronan é bem idiota quando ele pensa que sabe mais que todos. Ele teve momentos fenomenais quando por exemplo falou pra Maria Chata que o mundo tem 7 bilhões de pessoas e que ele não ia ficar ali divagando sobre as escolhas dela. Talvez o maior pah que aquela cretina levou o jogo todo. Ele também contou, na 1a semana, sobre as variadas peripécias sexuais que ele desfrutou até aquele momento. Sobre cozinhar pras meninas e depois cozinhar as meninas, se é que me entende. Não acho ele coitado não. Só acho que ele também bem usa as situações do que acontecem com ele pra seguir em frente. Ele falou pra Maria Chata que todo mundo naquela casa falava pra ele o que bem entendiam, e que só ele não tinha direito de falar igual pois aí ele era o ruim. Bah… muitas das coisas acontecem com a gente pq a gente deixa, certo? Pq ele não se fez respeitar se achava que o povo estava passando dos limites? Eu gosto do Ronan, só não acho que ele é coitado. Lindo seria se ele vencesse após aquelas primeiras semanas sendo “a pior pessoa do universo”, mas como ele não teve carisma o suficiente, e nem inteligência pra superar AP, um segundo lugar tá bom pra ele.

    Curtido por 1 pessoa

    1. eu acho que no começo ele tentou se mostrar uma pessoa extrovertida e segura (vcs se lembram dele na prova do líder?), o que ele claramente não é, como um escudo. E ele sente essa necessidade de se mostrar superior aos outros em algum aspecto. Se não me admiram pela aparência nem pelo meu carisma, que me admirem pelos conhecimentos.

      Curtir

      1. claro, lembro sim. na primeira semana era dançarino, comediante, e palestrante.

        só acho que ele deveria ser ele mesmo. pessoas taciturnas podem ser interessantes de se assistir e até de se ter como companhia. o que não pode é se achar injustiçado por causa de aparência. é 4a série agora?

        RS é maravilhoso por isso: a máscara cai logo.

        Curtir

  4. Gostei muito do texto e da sua interpretação. Não gostei de algumas ações do Ronan, mas consigo entendê-las. Ele é um cara que já viveu muita coisa, mas nunca se permitiu sentir. Pode ter estudado, saído com amigos, viajado, mas para ele a vida é apenas sobreviver. Quando você tem que lutar todo dia pela sobrevivência, você não se permite sentir. Ter emoções nesse caso se torna artigo de luxo. Claro, ele deve ter sentido amor, ódio, tristeza….mas ele estava focado em sobreviver. Você percebe que ele não gosta de falsidade e comportamentos instáveis. Pelo o que pude perceber, ele foi o único que foi do mesmo jeito do começo ao fim. Sofreu na primeira semana quando toda a panelinha ” do bem” resolveu falar que somente ele errou….imagina você, todo mundo te acusando… O que você faria? Ele se isolou e Ana o trouxe de volta. Mesmo com o seu temperamento explosivo, foi a única verdadeira com ele ali dentro e acredito que esteja fazendo muita falta pra ele. ele tem medo do novo, tem medo de ser deixado de lado. Tem medo porque sabe que o comportamento dele não é de uma pessoa aberta, ele sabe que é difícil. Enfim, fiquei muito triste ontem quando todos estavam babando pelo ator e criticando e julgando um rapaz que claramente não estava bem. Não que todos devem aceitar e bajular o cara a todo instante, mas faltou um pouco de compreensão e solidariedade.

    Curtir

    1. Não consigo entender esse argumento de que o Ronan tem razão em se sentir trocado pelo ator. O ator entrou pra substituir o lugar dele, por acaso? Havia algo impedindo os dois de coexistir?
      Se o Ronan tem problemas com pessoas novas aparecendo no ambiente dele, isso é um problema dele, ninguém é obrigado a colocar o Ronan como prioridade máxima e ficar tentando garantir que ele não se sinta rejeitado. Até porque ele só fica de lado porque ele escolhe se isolar nesses momentos. Ele cria uma competição por espaço onde não há uma.

      Eu, estando por perto, acharia isso de uma infantilidade imensa e jamais ficaria correndo atrás dele, já que é o próprio que está criando uma situação chata sem motivos.

      Se ele tem marcas profundas por causa do passado que explicam o comportamento, isso aí é coisa pra um profissional detectar e resolver, e não pessoas comuns.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Sim, ele poderia muito bem ter se jogado e brincado com a situação…. Além de fazer o ator se virar, pq ele sacou rápido que era um ator. Mas infelizmente ele é uma pessoa fechada, que não consegue lidar bem com isso. Não assisti desde o começo, mas falaram que ele também reagiu dessa forma quando Matheus e Geralda desceram. Não dando chance de se aproximarem. Vai saber quais os seus reais traumas e o real problema para essa possessividade toda. Mas creio que temos que procurar entender mais em vez de crucificar as pessoas. Seria muito bom pra ele ir atrás de um tratamento para ajudá-lo nisso.

        Curtir

        1. Mas realmente… Aquilo é um jogo… Não sabemos de fato se ele usou aquilo como estratégia ou foi um ato real… Até pq a noite na hora da pizza, ele ja normal.
          E ele como jogador, foi inteligente, sacou de estratégias…. Às vezes boas e às vezes ruins…. Enfim…. Todo mundo ali de certa forma caiu diante do ator. Cada um de um jeito.

          Curtir

  5. Qualquer pessoa que entendenda o minimo de psicologia, sabe que a atitude dele sabado foi pelo gatilho de se sentir rejeitado novamente.
    Infelizmente pessoas ignorantes julgam as acoes e nao o que vem por tras delas.
    Pessoas que querem dar o premio a uma menina que nao faz nada, alem de dancar e falar mal dos outros, nao se pode esperar muita coisa.
    Maravilhoso seu texto e é exatamente isso.

    Curtir

    1. Você não pode afirmar que o show dado pelo Ronan foi autêntico, muito menos diagnosticar as causas, mesmo que seja formada em psicologia.

      É preciso julgar as ações sim, isso é um reality show, não é a vida real. Há câmeras ali e todos os participantes sabem. Ceninhas como a que o Ronan fez podem ter sido planejadas para aparecer e causar pena(e pelo jeito está funcionando com alguns!) em quem está assistindo. Não temos como ler a mente dele para saber se aquilo foi honesto ou uma tentativa desesperada de se destacar. Então temos que nos limitar a julgar as atitudes, elas são indiscutíveis e não fruto de especulação.

      É muita ingenuidade simplesmente aceitar que tudo que o Ronan faz é por causa dos supostos traumas de infância e não por jogo.

      Curtir

  6. Piloto, esse foi o melhor texto que você já escreveu, principalmente por ser um torcedor de Munik. Não conheço Ronan pessoalmente mas chorei como se ele fosse um filho meu (o que é impossível pq eu tenho 26 anos rsrs).
    Ele precisa de ajuda e não de críticas, parece que lê e estuda tanto pela necessidade de se sentir superior pelo menos em alguma coisa, já que nós seres humanos vivemos da futilidade do bonito. Teve gente que shippou “Pauniel” (mesmo eles discutindo tanto e o Daniel dizendo que jamais ficaria com AP), “Renik” (mesmo ele tendo chamado a menina de rã), até Libanik (o cara praticamente admitiu que ficou com ela pra dar pauta na edição), Catheus (sendo que o cara sempre foi louco por Munik); mas ninguém shippou RONAN com ninguém, quando ele estava grudado com a AP todos admiravam a amizade deles, mas se ele fosse fisicamente como os galãs, jamais teriam visto apenas como amizade, já teriam shippado. Até quando ele se interessou por Cacau, foi motivo de piada aqui fora. Essa sociedade precisa de ajuda, talvez mais do que o Ronan. Essas atitudes influenciam inclusive as crianças, quando eu era pequena odiei que a Xuxa ficou com o Sérgio Malandro no filme Lua de Cristal pq eu achava ele muito feio pra ela. Pode isso?
    Sou mulata, filha de mãe negra e pai branco, a minha vó paterna me inferiorizou minha infância inteira pois ela achava lindo ter uma neta loirinha como minha prima, e ela dizia em alto e bom som o quanto era feliz por ter uma neta loirinha, eu cresci traumatizada e até meus 18 anos dizia que só me casaria com homem branco pois somente eles eram bonitos e eu ia “salvar” o cabelo dos meus filhos, apenas com 19 anos, quando me apaixonei pelo meu atual marido, que é negro, entrei em um trabalho de aceitação da minha raça, que foi muito difícil, e olha que eu ainda tenho sorte pois meu corpo está dentro dos padrões da sociedade, imagina Ronan, que não tem nada em seu favor!

    Curtido por 2 pessoas

      1. q belo depoimento 2

        é isso, Pri, as pessoas quando mais novas, tendem a dar infinitamente mais importancia pra aparecencia.

        Basta uma bela imagem pra seduzir os desejos de alguem mais novo

        as vezes enxergo esse tipo de reaçao em parte do publico de reality

        Curtir

  7. Acho que vocês estão preocupados demais com o aspecto humano da coisa toda e esquecendo que o BBB não é um filme dramático, e sim uma competição valendo dinheiro. E o Ronan está bem ciente disso.

    Está sobrando boa vontade com ele pela história de vida e pouca atenção ao que se viu no reality todo, a história que o Ronan construiu, a forma como ele chegou ao ponto em que está agora, etc. A malícia que sobra para analisar e julgar a Cacau, por exemplo, tá faltando no que diz respeito ao Ronan.

    Ele não é um coitadinho, é provavelmente a pessoa mais inteligente da casa e está focadíssimo no jogo desde o primeiro dia. Já deu vários motivos para ficar “sob suspeita”(como jogador dissimulado).
    A reta final está aí, a gana pelo prêmio aumentando, e muita gente preocupada com “sentimentos” do Ronan, “sentimentos” da Munik por um ator… Menos ingenuidade e mais análise fria, pelo amor de Deus.

    Curtir

  8. Pela análise fria aí que Ronan é o mais merecedor mesmo, por ser o mais estrategista e inteligente e muito melhor jogador, de exemplo já serve ter sido o único que percebeu não só que Laham era ator como também que era brasileiro. Em questão de jogo, a única que mereceu mais que ele foi AP.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Esse argumento em defesa do Ronan é muito melhor que esse vitimismo cansativo que insistem em usar. Pra mim excesso de estratégia aponta mau caratismo, mas cada um com os seus conceitos.

      Ele percebeu que o Laham era ator, ou quis que fosse?

      Curtir

      1. pri e ana carolina, acho q ronan, munik e outros perceberem q ela era ator

        a diferença ficou em como usar essa informaçao

        munik se fez de sonsa e aproveitou o palco pra aparecer com casal na ediçao

        cacau grudou no grindo pra aparecer na ediçao

        geralda tentou queimar matheus falando pro gringo apenas como escada pra falar pro publico de casa

        ronan reagiu daquela maneira

        mas nao sei garantir quem desconfiou ou nao q ele era ator

        Curtir

    2. Eu não acho que p ganhar vc tem que ser o mais estrategista e o mais jogador, vc tem que ser o que se entrega mais no jogo, e Ronan não foi essa pessoa. Realito show é a realidade da sua vida, e ninguém passa o tempo todo só pensando em estratégias,tem que viver aquilo se entregar e jogar na hora certa. Se não parece que estamos assistindo o aprendiz.

      Curtir

    3. Que sensível seu depoimento!!!! As pessoas relevam apenas as características estéticas. Acho acima de tudo inovador o Ronan campeão, e acredito que será, não apenas pelo físico, por ser negro, mas, porque ele é uma pessoa extremamente sensível, inteligente, leal, e, acima de tudo de uma educação que se sobrepõe e muito aos demais. Enquanto todos faltavam com respeito a ele, ele não retribuía. As pessoas falando mal da bebida do libanês, ele chegou pra Munik e disse “Não beba mais, mas não fale”. Ele não sabe retribuir a rejeição da mesma forma. E o quiz por cigarro, achei muito legal. Ele fazia perguntas muito fáceis. E mais: achava igualmente humilhante quando diziam que não entendiam o que ele fala, não tinham paciência, disfarçando a intolerância porque o menino era mais inteligente.

      Curtir

  9. Eu entendo tanto o Ronan.é tao facil vc julgar as atitudes de alguem se nao passou pelas dores dele,eu nao tive a infancia das mais faceis,tive mae mas era um” carrasca” comigo.foi meu céu e meu inferno.porem,nem de longe posso imaginar como pode ser a vida nas ruas contando com a propria sorte,sequer posso sonhar quantas pessoas ruins ele encontrou pelo caminho e por quantos abusos passou.sejam eles fisicos ou psicológicos.
    Consigo entender inclusive os surtos do Ronan,porque é impossivel alguem passar por tanta coisa desde tao cedo sem nenhuma sequela.meu filho mais velho é parecido com o Ronan.é preto e gordo e voces nao imaginam por tudo o que ele passou somente por isso.sofreu muito bulling,apanhou pra caramba.briguei pra cacete por isso e meu filho tem pai e mae pra defende-lo,imagina agora o Ronan sozinho na vida.sim porque seus tios e avós nao ligavam pra ele e o maltratavam.até por isso ele fugiu de casa
    Por tudo isso eu me identifico com o Ronan e um dia gostaria de poder abraça-lo e chamar de guerreiro.porque é isso que ele é pra mim,nao se deixou sucumbir pela “vida facil” nao se deixou levar pela maldade,apesar de ter sofrido todo tipo de maus tratos é um ser humano impár,nao é perfeito ainda bem.tem um coraçao imenso e um intelecto invejavel.tudo mérito dele.
    Ronan eu amo voce sem ao menos conhece-lo ❤

    Curtido por 1 pessoa

  10. Perfeito! Ronan precisa ser visto com a empatia que cada um pode exercitar. Nao deve ser fácil ter a história de vida dele e o julgamento superficial que as pessoas fazem é bem a cara dos tempos atuais. Penso que Ronan merece 1,5 milhão, pq apesar de surtar às vezes, ele foi o mais sociável que conseguiu e imagino o qt esses 3 meses foram difíceis p ele.

    Curtir

  11. Bom texto, acho q o passado dele provavelmente explica as atitudes dele, digo provavelmente porque não descarto cena pra comover, porém não justifica. Não justifica mesmo. BBB não é divã. Ele falou ontem depois do ator ter saído em tom sério q ele quase pegou uma faca. O ator não fez nada pra ele q justificasse esse tipo de comportamento deplorável. O preconceito existe, tanto pela cor quanto por ele não se encaixar no padrão de beleza da sociedade, sim porém como disseram acima ele tem q se aceitar primeiro, ele não pode despejar as frustações dele nos outros, tem todo o direito de ficar triste, se sentir incomodado, lutar pra mudar isso, mas ñ de fazer o q ele fez. Empurrou Munik, berrou com G, tacou camisinha nela e no ator, bateu porta. Se isolou, sim pq ele se isola. E tudo pq a Munik teve atração pelo bonitinho e não por ele. Ele teve atitude de posse. Ela não é dele, nunca deu abertura nenhuma, mesmo q fossem namorados, não seria dele. Enfim foi péssima atitude.

    Curtir

  12. Texto emocionante, com muita sensibilidade e profundidade também. Gostei muito Pi. Você cresce a cada dia, mas quando você deixa seu coração e compaixão falarem, aí você é gigante! Continue escrevendo com essa paixão. beijocas

    Curtir

  13. Piloto, gostaria de saber qual é a sua formação. Como você escreve bem! Não o conheço e nunca vi foto sua.Na minha cidade tem um amigo meu que é professor, muito inteligente e o sobrenome dele também é Piloto.Desde o tempo do Cartas para Pi , eu adorava quando você escrevia.Há umas duas semanas que achei esse blog. Todos os dias leio seus comentários. Parabéns , você é fantástico.

    Curtir

    1. elizabete, acredite, sou engenheiro e trabalho com finanças. So comecei a escrever quando entrei no Cartas, antes disso nunca tinha escrito nada

      mas fico realmente feliz q vcs curtam os posts aqui do blog

      Curtir

  14. O Ronan erra igual todos nós mas por ele ser ex morador de rua ele sofre com a rejeição das pessoas, mas não são só as pessoas que rejeitam ele o mesmo se rejeita se pondo em situações ridículas, isso não é falta da infância que ele não teve, mas sim da experiência de vida que falta para ele, não que perder alguém que se ama seja falta de experiência de vida no entanto viver na rua sendo órfão e rejeitado pelas pessoas na rua é ruim, até intendo ele, mas não suas atitudes.

    Curtir

  15. Parabéns pela leitura. Só quem tem alguém que, foi rejeitado na infância sabe os traumas e as dores pelas quais a pessoa passa. Não há recuperação. Passou. Ficou perdido não tem como recuperar.
    A raiva, o medo serão companheiras constates. É triste muito triste.

    Curtir

  16. Me comovi com o texto, com os comentários, muito lindo. Sou estudante de psicologia e tento me engajar em causas sociais, o Ronan chamou minha atenção desde o episódio da esponja. Sempre que posso tento assistir e inclusive votar á seu favor, aquela primeira semana foi decisiva para o comportamento dele, ele começou leve e após o episódio em q todos se voltaram contra ele foi q ele se fechou. Eu concordo com algumas coisas citadas aqui: se ele representasse o padrão de beleza exigido pela nossa sociedade, ele com certeza estaria entre os preferidos para ganhar, ele pode ser o amigo de todas as mulheres da casa, mas jamais sera o ficante ou namorado, por quê? Ele deve ter mil problemas psicológicos? Talvez. Só ele pode saber o que realmente dói em sua alma. Eu aqui só estou supondo prognósticos, não tenho intenção nenhuma de ser categórica em nenhum deles. O interessante é que esse tipo de programa é um belo laboratório para observamos com funciona a nossa sociedade e como ela trata o que é diferente. O fato da favorita ser favorita porque é linda é um belo exemplo dos valores de todos nos dias de hoje ( Não tenho nada contra a menina, ela é linda realmente e curte a vida como qualquer moça da idade dela, mas, me parece que é só isso mesmo) A sorte dele foi a Ana mesmo, caso contrário já teria saído, quanto a mim sigo torcendo e votarei como puder para ele ganhar, acho que será muito interessante um rapaz como ele abocanhar esse premio e a repercussão sobre a nossa sociedade hipócrita e preconceituosa.

    Curtir

    1. Não concordo mesmo, Malu. Se ele “representasse o padrão de beleza” já teria saído há muito tempo. É chato, planta, emburrado, desconfiado, egoísta, rancoroso, vingativo, ferino e se acha o dono da casa e da verdade. É inteligente, sem dúvida, mas BBB não é vestibular ou concurso público e, sim, um jogo de convivência. Se beleza ganhasse jogo Renan seria o campeão absoluto pois, além de lindo, sempre foi simpático, sociável, amigo, educado, carinhoso e esforçado nas provas, ao contrário de Ronan. Ronan foi ficando justamente por seu padrão de beleza não desejado, por ter uma história de vida que agrada o público que curte realities, novelas e dramas e por ter sido “adotado” pela loira rica, bonita e poderosa da casa. Prato cheio para fazer a felicidade da mídia “bafônica” e elevar a audiência. E Renan foi defenestrado simplesmente por ter sido o antagonista da loira má, apesar de ser o que melhor conviveu com todos os outros, sem fofoquinhas ou leva e traz. O lindo e educado saiu ofendido por uma torcida lunática e o ogro bicudo continua graças à mesma torcida. Vai entender. Coisas de reality.

      Curtir

  17. BBB é um programa de julgamentos, entretenimento, um jogo não pode contar problemas daqui de fora, o que conta é o comportamento lá dentro, senão AP não teria chance de ganhar contra ele, já que ela tem uma vida muito boa aqui fora, todos tem suas lutas e dificuldades na vida, e lá ele é um porre, tem tido atitudes maldosas, querendo humilhar, é rancoroso e vingativo, rancor não é desculpa para sua vida dificil. Como entretenimento é muito fraco, hrs e hrs tipo estátua, emburrado, chato pra caramba., só tá la até agora pela torcida da AP, senão com aquela chatice td já teria saido!!

    Curtir

    1. concordo e discordo contigo angel

      ronan tentou humilhar o matheus sim, mas imagina entao o q ana fez no programa todo

      se contar so o q foi la dentro, ana era pra sair de camisa de forças recebendo tomates na cabeça

      e no entanto virou a presidenta do brasil

      Curtir

      1. Piloto, comportamento de AP pra mim é insuportável merecia camisa de força, tomates e no episódio do Laercio um belo processo !!
        Se alguém entrou, virou poste, não dá, tá no lugar errado, não tô afim de aprender psicologia ou telepatia hah, pra entender a pessoa. quero entretenimento e de preferência um jogo honesto lá dentro e aqui fora!!!!

        Curtir

  18. Eu queria que Mateus ganhasse da D.geralda mas tó vendo que é impossivel .Eu sei que o ser humano é fofoqueiro de natureza ,onegocio da GG não é tanto a fofoca é maldade que existe nela .D.GG queria empurrar Munik de todo jeito pra debaixo do edredoncom libanes ,achei ela muito moderna ou será que no intimo não queria queimar Munik?Até ela tava com fogo com o homem sempre fica no cantinho nas festa e desta vez bebeu demais e atacau Cacau e Mateus jogo dela .Na proxima semana quando Cacau sair vai ser a vez dela começar a queimar Ronan ou Munik.Sinceramente não achei que Mateus fosse tão desrespeitoso com ela chamou ela de falsa o chato que falou gritando ,mas a velha pegou o espirito da Ana foi atras dele igual uma jagunçae com voz pastosa enchendo o ouvido do libanes falando do Mateus.Queria que Mateus ganhasse esse paredão pra baixar a crista do Ronan a empafia dele com a certeza da eliminação do Mateus da demais.

    Curtir

    1. Concordo, Tina. Também gostaria que Matheus ficasse. Mais pra baixar um pouco a arrogância de Ronan e Geralda. Ronan está insuportável, soberbo, tripudiando sobre Matheus. Não ia colocar o prato dele na mesa só pra dizer que “pensou que fosse quarta feira” (e ele não estaria mais lá) e que, pelo menos, ele iria ver a família na terça. Eu responderia na lata: “-Pelo menos eu tenho família pra ver.” E dane-se. Quem fala o que quer, ouve o que não quer. A justificativa de Ronan é que Matheus tb fez campanha pra ele sair. Mas, Matheus disse que torcia por Adélia e Munik, por isso queria que ele saísse. Mas, em momento algum, humilhou Ronan dando como certa a saída dele.

      Curtir

      1. Eu não curto nenhum dos dois(Matheus e Geralda), e tanto faz quem sair, por mim poderiam sair os dois, juntos como entraram.

        Acho que ele sai com cerca de 60% em todas as regiões. Mas se não sair, tem seu lado bom: abaixar a bola do Ronan. A empáfia desse ser tá grande demais.
        A sorte dele é que a sua torcida é cega e surda.

        Curtir

  19. Senta que vem historia!!
    Amo e odeio o Ronan, assim como faço com Matheus.
    O que eu acho que peca no Ronan ao meu ponto de vista é porque ele faz o jogo de coitado o tempo todo.
    Eu odeio os coitadinhos, os que se fazem de vitima. Odiava o Cesar Lima por esse papel. Ele faz igual, com diferença que ele é mais articulado.
    Desde sempre ele faz esse joguinho de excluído da casa toda, de pobre menino que não sabe conviver direito.
    O que eu acho errado, afinal se ele colabora com uma ong, ele sabe lidar muito bem com as pessoas.
    Muitas vezes ele peca na empáfia, na arrogância. Ai contradiz com o cara nerd exilado.
    Eu vejo um cara que tenta o personagem de pobre, negro, renegado pela garota bonita, exposto pelos colegas de macholandia. Mas não combina o tempo todo, eu sei que todo mundo nutre um personagem, mas esse de isolado não combina muito com ele.
    Obvio que ele iria sacar que o atorzinho era atorzinho, conhecendo bem a Munik que eu conheço, ela queria um casal, desde sempre ela quis, sentiu carente, já não sabe mais do crush dela, viu a oportunidade e usou. Não sei se ela tinha certeza que era ator, talvez não..nao sei mesmo… foi muito divertido ve eles gritando, fazendo mimica pro falso libanês.
    Mas um cabra inteligente como Ronan, usaria isso a seu favor. Jogaria com o cara, o ator bonito não ia tirar o premio dele, não ia tirar a rainha da torcida dele, não ia levar a diva dele embora, ele sabe disso, é esperto, inteligente, meticuloso, observador.
    Eu entendo um surto por ciúmes, mas foi MUITO exagerado. A maneira possessiva como ele trata a Munik pra mim beira a doença. Hoje vocês viram, eu já vejo há tempos isso.
    Lembro dele tirando o Matheus do quarto da Munik, não queria deixar ele entrar, ali me perguntei ate onde ia amizade, onde ia proteção, onde iria a possessividade.
    Mas uma amiga de um blog, rabiscos de eva disse que ele queria protege-la do “inimigo”;
    Não o condeno, cada um tem seu jeito, ninguém joga o tempo todo.
    Meu top: 1 Pequinina, 2 Barbaro Ronan.
    Porque pobre por pobre os dois são.

    Curtir

    1. Concordo totalmente! Eu não sei se as pessoas só viram pela edição q deu uma bela amenizada, mas quem viu principalmente a madrugada sabe q aquilo ñ foi normal, se ñ foi cena, ele precisa se tratar, é o tipo de comportamento q se ñ dosado vai parar nos programas policiais.

      Curtir

  20. Ótimo texto piloto, já cansei de elogiar eles.

    Vamos por partes, gosto muito do jogo do Ronan. Ele é uma mente pensante dentro desse bbb, me lembra muito o Slim do 14 (do qual eu torci também). Mas o Slim era um cara tranquilo, falava na hora certa e sabia dosar bem as palavras. O Ronan não, ele fala tanto que passa a imagem de arrogante. Ele boa sabe transitar entre os lados do jogo, não tem jogo de cintura.

    A Munik consegue fazer isso bem, mas não não perde a chance de impor o lado dela (Geronik) seja pra quem for. BBB acima de um jogo mental é um jogo de convivência. E aparentemente a do Ronan é a mais complicada, pois ele provavelmente passou a maior parte da vida só. Uma pena.

    A atitude dele provavelmente jogou o prêmio no colo da Munik, que passou a imagem de amiga paciente. Agora é só questão de tempo.

    Curtir

  21. Piloto cada vez mais inspirado 👏 tirou leite de pedra, já q o Ronan passou a maioria dos dias sumido.

    Ronan

    ○Fez sua presença ser notada entre 12 participantes com suas brincadeiras e conversas na primeira semana.
    ○Começou a se queimar, com a mau recepção dos novos participantes e a armação do Paredão da Munik.

    ○Foi acusado da Armação sozinho, foi Isolado, se encolheu no jogo, virou a planta cozinheira, e babá de bebadas.
    ○Foi acolhido pela AP e sua torcida.

    ○Voltou de alguns Paredões, eliminando os seus ”acusadores”.
    ○Ganhou um belo texto do Piloto. Rs.

    Curtir

  22. Se Ronan ler esse texto, ele vai odiar o piloto pro resto da vida.

    Ele não tem humildade alguma de aceitar o que foi escrito aqui.

    Ele vai viver a vida toda se enganando achando que é superior ao outros. Vai continuar sendo forçado respondendo em inglês pro bial o resto da vida.

    Ser humilde é uma coisa. Ter humildade é outra completamente diferente, e que ele passa longe de ter.

    Curtir

  23. Ronan é inteligente, sim, mas já foi para o Big Brother com o intuito de ser esse personagem. A questão é que, de cara, havia dois Doutores e uma Harumi para obliterarem-no. Como estava no grupo dos rapazes, tratou de trabalhar na eliminação de Harumi (com mais bagagem cultural – ou a cultura erudita, tida pelo senso comum como Cultura). Com Tamiel, ficou em uma linha de equilíbrio, pois a cultura de Tamiel é instrumental, hiper específica (professor titular nível 4 da nB, a instituição mais respeitada em sua área) E foi limado do convívio com Alan, que balanceava cultura erudita (bem maior do que a de Ronan) com cultura instrumental (é pesquisador da UFRN). No quarto dia, Alan já disse que não suportava Ronan, que ele era engodo universitário (um termo acadêmico para designar aqueles que não sabem se aprofundar em nada). Ao ver todos os que realmente tinham um arcabouço cultural serem eliminados, aí, sim, Ronan pode afirmar seu personagem, menosprezando os menos cultivados. Sou obrigado a discordar: independente do termo cultura que nos referimos, Ronan está bem longe de ser o participante com maior nível cultural a ter pisado no BBB16. Alan já dava cortadas nele. E até o ator saiu do programa dizendo: não sou obrigado a conhecê-lo, o Líbano tem maioria católica.

    Curtir

  24. GOSTEI MUITO FOI O MELHOR TEXTO SEU Q LI ATÉ HJ APESAR Q ACHO TDS ÓTIMOS
    PARABÉNS.
    RONAN ERROU FATO MAS ERROU POR ZELO Ñ POR FALTA DELE PRECISA SE ACEITAR E ACIMA DE TD QUE O ACEITEMOS DO JEITO Q ELE É COM QUALIDADES E SEUS DEFEITOS.
    ESPERO DE CORAÇÃO Q ELE LEIA SE TEXTO.
    BJUSS CÁSSIA

    Curtir

  25. Gente, eu também adoro o Ronan, ele é engraçado do jeito dele (as pessoas é que não entendem), ele é educado, cuida de todo mundo nas festas, não me interessa se está fingindo ou não, se está, parabéns para ele em conseguir manter o papel 24 horas por dia.

    Mas algo que ele mesmo disse e talvez vocês não tenham visto, ou não deram importância (mas me chamou atenção) foi quando disse pra Dona G: “sabe o que está acontecendo comigo? Confinamento está acontecendo”. Talvez nem sejam tanto os traumas da infância ou o histórico de vida, mas as circunstâncias estressantes pelas quais ele está passando; de fora, não parece difícil estar lá, com piscina, sem fazer nada… Mas estas mesmas câmeras que a MC tanto usa para se mostrar podem ser motivo de incômodo para quem, como Ronan, não gosta de ficar chamando atenção. Pra ele é um ambiente hostil.

    Curtir

    1. Isso é bem verdade, às vezes a gente esquece q essas pessoas ñ estão em um ambiente normal, estão confinadas, ainda por cima com adversários atrás de grana e expostas pro Brasil todo.

      Curtir

  26. Excelente! Sua leitura da pessoa Ronan foi perfeita. Ronan é inteligente, sensível e possessivo (e por que não?). Ele vive de sonhos, e paradoxalmente, ele conhece tudo e não conhece nada, porque não viveu. Que figura humana interessante. Acolhe a todos porque precisa imensamente ser acolhido, mas não é. Torço para que ele vença, não no BBB16, mas na vida!

    Curtir

  27. Euzinha, AMARIA ser amiga de Ronan e AP
    Mas confesso que a convivencia seria super dificil, pq eu não sei lidar com os 2
    Entendo os motivos deles, suponho pq são assim, mas confesso que teria receio de tudo na convivencia com eles
    MESMO assim, prefiro Ronan e AP do q MC, Adleia, Renan, Matheus, Laercio
    Gosto do Daniel, Tamiel, Harumi, Blackout
    Juliana é uma ? constante …

    Curtir

  28. Torço mto para que o Ronan ganhe esse prêmio.Apesar de achar mto difícil.É nítido que as aliadas dele só o aturam por votos.Nas costas debocham dele .E ele percebe que não é querido e tenta agradar cuidando de todos .,até dos que não gosta ,nas festas. Mas espero que o Ronan encontre o equilíbrio que ele está precisando.Chorei mto com alguns depoimentos e com esse texto humano e tocante.Parabéns Piloto!

    Curtir

  29. Acho interessante a forma como você tenta entender a personalidade das pessoas, no sentido de compreender e não apenas julgar e atirar pedras como um expectador comum do BBB. Mas acho que voce acaba indo longe demais nessas tentativas e se perdendo um pouco rs. Achei bonito o texto da Ana, embora não tenha concordado em muitas partes, assim como achei bonito este e nao concordei também. Não vejo Ronan tão coitadinho assim, e nem sem tanto proveito da vida. Ele teve uma infância difícil sim, mas venceu, saiu dessa, já contou várias histórias boas sobre sua fase pós ruas, inclusive de varias viagens internacionais como mochileiro, bem capaz de sim, ja ter cheirado as flores da Holanda. E o menino tem 27 anos, pq raios vc acha que ele até hj não viveu um amor? por ser fora dos padrões? Já vi ele contar varios casos de relacionamentos dele, inclusive que ja teve ate com homem, pq é moderno e não viu problema em experimentar. Acho sim que ele tem um complexo e um mecanismo de auto defesa, mas não vejo as coisas que voce elencou como razoes pra isto. Ele é um jogador frio, calculista, que se incomoda com qualquer um que possa atrapalhar seu jogo, queimou largada na primeira semana e precisou de uma loiraça tida como esnobe pra lhe estender a mão e resgata-lo pro jogo. Essa mesma loira resolveu ser escudo dos seus amigos, tomando todas as rajadas e realizando os afrontes, mantendo todos num jogo bem comodo. Com a saida dela, todos foram expostos e provocaram decepções. Ronan voltou a demonstrar a frieza da primeira semana, a cena de sabado pra mim foi teatro, como todas as que ele faz supostamente bêbado, quando chamou Geralda de Velha chata, ele mandou um “ops, velha não”, pra mim isso é clareza do que esta fazendo, e parece que ontem em outra conversa com Munik, ele praticamente afirmou que aquela união era por jogo e aqui fora não ligaria pra ninguém. Com a saida de Ana, eu torcia por ele, por ter sido o mais leal a ela e pelos precedentes bacanas, tipo, o primeiro negro a vencer um BBB. Mas pelos últimos acontecimentos, capaz dele perder vice pra Geralda, e neste caso, prefiro ate MC como vice do que Geralda.

    Curtir

  30. Ronan é um personagem interessante, mas gera pouco entretenimento. Não tenho visto bbb ultimamente (game over), mas a impressão que eu tenho é que o filósofo voltou pra máscara, de fazer um coitadismo. Ele tem essa arrogância que é só casca, se afirmando pela intelectualidade, enquanto existe uma necessidade enorme por aceitação – que ele encontrou na AP e se abriu.

    ps. adoro o “Gênio Indomável”, lembro vagamente que ele perdeu tudo quanto é prêmio pro “Titanic”.

    Curtir

    1. titanic ganhou quase td, mas genio indomavel levou melhor roterio o q é ultra importante mostrando o quao bem escrito era (bizarramente escrito pelo ben affleck)

      e o robbin willian ganhou seu unico oscar nesse filme

      Curtir

  31. Não acho que ele seja de longe o participante mais culto, Alan, Tamiel e Ana têm bastante conhecimento também.

    Mas gostei muito da parte que você pegou do filme, quando o Robin Williams fala pro Matt Damon que ele só sabe tudo teoricamente, que nunca experimentou nada, que não sabe o cheiro da Capela Sistina ou que nunca experimentou o amor. Acho um exagero comparar o Ronan ao Will Hunting, Um era um gênio com todo o peso que uma genialidade pode trazer. O outro é um participante de reality show metido que pensa que fala inglês, que pensa saber sobre Van Gogh, que pensa entender do Líbano…

    Curtir

  32. Uma das coisas mais lindas desse BBB foi a (considerada) patricinha mimada acolhendo o pobre rejeitado da casa. Ronan merece muito estar na final, porque soube reverter sua situação, principalmente por não ter fechado com os “mocinhos” que o tanto o crucificaram, e formado com Ana e Munik um dos trios mais inteligentes e jogadores da história do BBB.

    Curtir

  33. Eu conheci um pouco o Ronan
    sou Pastor aqui na cidade de Conselheiro Pena MG. Ele participou da igreja conosco por um tempo. É incrível como o autor deste texto parece que conhece pessoalmente o Ronan. O Ronan é isso mesmo.
    Parabens pelo texto.

    Curtir

Deixe um comentário