Sangue Latino

Jurei mentiras e fiquei sozinho. Assumo os pecados.

Os ventos do Norte não movem moinhos. O que me resta é meu sangue latino.

012543

Ronan nos proporcionou a maior história de redenção desse BBB16.

Saiu do grupo exterminado da Macholândia pra se tronar o último homem a pisar nas terras do Projac.

Mentiu, jogou, se uniu ao grupo errado e trilhou um caminho sem volta para rejeição.

E o que parecia improvável aconteceu: Enquanto todos seus repressores morreram pelo caminho, a bússola do menino abandonado continua apontando para o Norte.

Mas os ventos do Norte não movem moinhos.

Agora o que lhe resta é só um gemido, sua vida, seus mortos e seus caminhos tortos.

Seu sangue latino.

256762_36

Redenção.

Se redimir dos erros e escolhas imperfeitas que povoaram o seu início de BBB.

Um jogo de reconstrução de uma imagem, abrindo mão do presente, pra limpar o passado, visando o futuro.

Enquanto todos partiram do zero, Ronan iniciou seu jogo nos números negativos.

Começando a maratona dois quarteirões de desvantagem atrás do palhaço vestido de superman que corre na frente da prova com cartaz escrito “Galvão filma eu”.

Ronan não só correu , Ronan se reergueu.

Ultrapassando personagens que subjugaram o garoto de Curitiba. Viu tomar os que queriam lhe tombar.

Ronan teve sorte, estratégia, paciência e sangue latino. Mas jamais desistiu.

Porque o que importa é não estar vencido.

bbb2b162bronan2batende2bbig2bfone2be2bganha2bimunidade

O bárbaro do BBB foi a figura mais oprimida, paciente e imperfeita de todo o jogo.

Você não precisa gostar dele, mas é humano enxergar toda questão sociológica latente nesses 3 meses de vida genérica.

Não importa o que Ronan é ou foi fora do programa. Dentro da casa, ele foi sempre deixado de lado.

Esteve sempre por baixo, esperando o dia que teria voz. Mas quando a teve, talvez tenha gritado de forma equivocada.

Ronan foi o Robin Hood do BBB: Rompeu tratados e traiu os ricos.

Quebrou a lança e lançou no espaço. Um grito. Um desabafo.

Porque o que importa é não estar vencido.

E pra vencer, Ronan precisa dos seus votos.

#FicaRonan

Anúncios

59 comentários em “Sangue Latino

  1. Ronan teve MUITAAAA sorte! Prova que pra se dar bem no BBB basta estar no grupo certo! Teve um big fone salvador(presente da produção) quando tudo estava perdido, e depois foi acolhido por uma das participantes mais populares de todos os BBB’s..e ainda teve o paredão fake pra salva-lo mais uma vez.
    Ele fez uma cagada monstra na primeira semana e super entendo a macholândia ter se revoltado com ele. Ele não foi excluído a toa e não fez a menor questão de se redimir, deixando claro que sua estratégia era se fazer de coitado, incompreendido. Os méritos da redenção não são dele e sim da Ana.
    Desde aquele episódio com o Libanik peguei antipatia total, foi surreal(doentio) demais. E depois disso só caiu ainda mais com todo o assédio irritante pra cima da Munik. Chato demais! Não julgo o fora da casa e os motivos pra ele ser assim então nem entro nesse mérito.
    Sou fica Geralda com certeza…Ela tem vários defeitos, mas pelo menos me diverte.

    Curtir

    1. Ronan teve sorte + produçao dando chances (nao vou dizer maniuplaçao, mas chances0 de sobrevivencia do ronan

      qqr um poderia ter atendido o BF, mas como ronan tava com a corda no pescoço, ele montou guarda na esperabça do troço tocar e ser imunidade

      com essa sobrevida, ronan soube se reagrupar no tabuleiro e crescer no jogo

      mas entendo quem desgostar dessa reta final do ronan, ele andou escorregando em mtas coisas

      Curtir

        1. Não acho q ele foi injustiçado na primeira semana…
          ele fez a cagada toda sozinho mesmo. O Daniel(que tava formando aliança com ele) só foi pro paredão por causa das articulações que o Ronan fez de forma totalmente atrapalhada, se achando o estrategista master.
          Era uma liderança em 4, então claro que eles tinham que combinar votos e tentar arquitetar paredão, mas o que o Ronan tentou fazer sozinho foi muito além disso e ferrou com quem até então eram seus aliados no jogo. Odiava a macholândia então achei lindo ver todos se ferrando, mas acho super compreensível a revolta deles, principalmente da Adélia e do Daniel. A Ana só deu a mão pro Ronan por medo dele se isolar e o povo aqui fora comprar o jogo de coitado dele.

          Curtir

          1. Thais escreveu td q eu penso

            tanto do ronan, qt do daniel qt da ana

            ana fez um baita gesto de puxar ronan pro seu grupo, mas ela pensou sim no perigo q seria ronan isolado como coitadinho do publico

            ela quis anular um possivel publico q torceria pro ronan por estar isolado

            ela jogou certo estrategica e socialmente

            Curtir

  2. Sou #FicaRonan desde o primeiro dia. Teve uma trajetória complicada, tem um temperamento difícil, mas foi o mais coerente do começo ao fim em minha opinião. Me diverti, mas nunca torci para a Ana Louca, porque já convivi com pessoas como ela, e sei o quanto é desgastante. Pela tv, era engraçada, e mais, protegia meu preferido. A menina Pequi me parece egoísta demais, é popular porque é bonita, porque foi amiga da Ana, ficar até o final das festas mas não ganhar nenhuma prova de resistência, mostra pouco compromisso com o jogo. Dona Gê, jogou como gente grande, talvez não precisasse ser tão maldosa em suas falas, mas é o jeito dela… acho que ela pode dizer que “foi ela mesma dentro da casa”. E Cacau, de quem não gosto, mostrou preparo, foco, resiliência, comprometimento. Não gosto dela, mas merece meu respeito. Em minha opinião, quem menos merece lá dentro é a Munik. Sou #FicaRonan #Ronancampeão

    Curtir

    1. esmeralda, agora é questao de cada. Cada pessoa vai ter suas preferencias entre os 4

      nao acho q ninguem ali nao tenha merito. todos erraram e acertaram em algum monento

      eu nao gosto da dona G, nao consigo aceitar ronan sair pra ela. Ate pq pra quem torceu pela ana paula (o q nao é o meu caso) o trio sempre foi ana, munik e ronan

      vao abandonar e virar as costas pro ronan igual a todo mundo fez dentro do jogo

      Curtir

    2. “Dona Gê jogou como gente grande, talvez não precisasse ser tão maldosa em suas falas…mas é o jeito dela.”……… Mas que jeito horrível de ser é este que merece ser premiado? A mulher é um poço de veneno, de egoísmo, de maldade. O programa inteiro passou falando mal de Cacau, de Daniel, de Tamiel, de Renan, de Adélia, de Ronan….não deu descanso pra língua. Pra mim, gente assim não merece recompensa. Não gosto de nenhum dos dois mas, por ora, prefiro que vaze a intrigueira. E que fiquem as duas novinhas na final, as duas peguetes – cada uma de seu jeito -, a loira e a morena, a magrinha e a pluz size, a de voz de gralha e a de voz de maritaca. Duas meninas que conseguiram driblar os adultos da casa mesmo com toda a pouca experiência existencial e cultural que possuem. Estas, sim, merecem o mérito.

      Curtir

  3. Eu gosto mais do Ronan do que da Geralda. Claro que acho que ele merece muito mais ficar do que ele.

    Mas uma coisa que me chateia no Ronan é sua incompetência e falta de vontade nas provas. Ele não ganha nenhuma, nem se esforça, demonstra pouco caso. Isso acaba passando uma idéia de auto-confiança que não fica legal para quem assiste.

    E tem uma campanha baixa contra ele. De uma galera que quer colar no cara a rota de assediador e abusador. É aquela turma que no ano passado torcia pra Amanda e achava o máximo ela se jogar no edredom dele e passar a mão no pinto dele na primeira semana, sem o consentimento dele, claro. Ela era a moza.

    Vamos ver o que dá.

    Curtir

    1. DP por aqui 🙂

      acho q ronan andou escorregando nessa reta final, mas tao pesando na mao nas criticas. Parte do publico ta transformando ronan num mega vilao quase um laercio

      vamos com calma

      como vc falou, quando é o preferido de alguem, tem mta gente q se faz de cego nos defeitos

      Curtir

    2. não entendo pq ele ficou assim. Na primeira prova do líder ele tava superagitado, botou os meninos da equipe pra cima e talz….parecia um menino alegre e extrovertido. Parecia.

      Curtir

    3. Ronan sempre disse que só interessa o milhão, o corpo mole nas provas pode ser também uma tática Cezar Lima pra sensibilizar o público, por não ganhar nenhum prêmio. Lembrando que ele se apoiou muito em escolhas fáceis de jogo, fez boneco e tentou casal, tanto que se escondeu atrás da Ana a maior parte do tempo.

      Ficava impressionada como relevavam as atitudes da Amanda, além de mentir sobre tudo sem nem sentir. E quanto mais queimarem o Ronan mais perto do prêmio a Munik fica (na verdade ela já ganhou).

      Curtir

    1. não entendo torcida cega. Eu era anti-ferline e TeamAmanda, mas o que ela fez depois me deu nojo, perdeu minha torcida. Tive que torcer pro capitão de sua alma, daí

      Curtir

  4. acho que a geralda sai fácil. É só lembrar do paredão Geralda X Renan X Ronan. Ronan foi um coadjuvante na votação. A geralda é mais rejeitada, muito linguaruda

    Curtir

    1. Acho que não tá tão fácil, assim. Estão empatados 3 a 3. O que, por enquanto, favorece Ronan é que Geralda sai no tel/SMS que é o fator de desempate. Mas se até à noite isto se inverter …ele roda.

      Curtir

      1. Fator desempate é a votação antiga. Ou seja a quantidade geral de votos. Eu acho que justamente por ele estar ganhando no sms vai prejudicar ele já que a votação por sms é menor.

        Curtir

        1. Não é, não Luiz. Nesta votação regional contam as 5 regiões mais o voto por tel/SMS. Se der empate – 3 a 3 – quem for mais votado por tel/SMS perde a disputa. É o fator desempate e já foi explicado isso. Por enquanto o Ronan perde(está saindo)no Sudeste, no Centro Oeste e no Nordeste. A Geralda perde no Norte, no Sul e nos votos por telefone. Se permanecer assim ela deixa a casa pq os votos por tel/SMS tem mais peso. Mas ainda pode mudar até à noite.

          Curtir

  5. Acho que ele fica. Primeiro que por mais que a torcida Annik tenha abandonado ele, também não está fazendo esforço por Geralda não.
    Segundo que Ronan tem mais torcida individual que Geralda
    Terceiro que confio basicamente em duas enquetes que sempre acertam.
    Vamos ver.

    Curtir

  6. Na primeira semana ele não deu explicações sobre a armação dele junto com os outros,o Daniel chorou encheu o saco se explicou,pediu desculpas e o “perdoaram”,já Ronan preferiu não dar explicações de nada assim como mostrou ontem a edição.Pra mim no início preferiu se isolar ,a estrategia dele.
    Ele pra mim apesar de seus erros ,todos erraram lá,que ele fique e por mim ganharia esse bbb,Munik já entrou com torcida,sei que ela tbm primeira semana jogou combinou voto mas depois ficou na sombra de Ana,Ronan virou planta mas sempre jogou ajudou as meninas…

    A casa está tão sem graça que pra mim nenhum ali merecia tanto o prêmio mas como estão lá prefiro Ronan pela sua trajetória doida de redenção,mas quem ganha Munik.

    Acho engraçado a galera da torcida da Ana no twiter preferir Geralda né,engraçado que a Cacau ajudou a Ana quando ela queria desistir do bbb,o povo esquece a dona Gege que falava mal ,criticava a Ana e só se juntou quando viu que o grupo estava melhor salvam…bem seletivos e justos são né…o Ronan sempre esteve com a Ana.Nessa paredão mutirão faz a diferença,vamos ver o que a torcida vai fazer.

    Curtir

  7. Ronan se queimou com a macholândia no início justamente por querer proteger a Munik e o mais irônico foi que a mesma deu com a língua nos dentes no quarto amarelo fofocando pra Adélia e cia. E hoje a torcida dela em maioria é fora Ronan e ainda dizendo que o cara é assediador, abusador e até um provável estuprador o que beira o ridículo. Esse tipo de acusação pode prejudicar muito a vida de uma pessoa que sempre foi leal e companheira com ela no BBB.

    Ronan merece ficar porque foi coerente em seu jogo, bem diferente da Geralda que só sabe fumar e falar mal dos outros usando por vezes coisas bem pesadas.

    Curtir

  8. Piloto, todo mundo sempre diz que a sorte do Ronan foi ter atendido o Big Fone na 2ª semana. Mas a sorte do Ronan não foi esse big fone e sim ter optado pela imunidade na 1ª semana. Lembra que os 4 líderes (Ronan, Daniel, Tamiel e Alan) tinham que decidir quais ficavam com os 10mil e quais ficam com as imunidades?! Pois bem, Ronan e Tamiel optaram pela imunidade e Alan e Daniel pelos 10 mil. Com aquele rebuliço todo que teve poucas horas antes da votação se Ronan não estivesse imune, Adélia, MC, Munik, Matheus e Dona Geralda teriam votado no Ronan, ele teria ido ao paredão com a Harumi e teria saído, pois naquele momento ele estava super odiado pelo público.

    A sorte do Ronan de ter chegado tão longe foram as 2 imunidades seguidas, principalmente a da 1ª semana.

    Curtir

    1. Juliana, o Ronan foi o que mais teve imunidade na casa: a primeira, do líder; a do Big Fone; o paredão falso (onde teria vazado) e o anjo que a Ana deu pra ele. Quatro imunidades seguidas…quem mais teve esse boi no programa? Óbvio que a produção não queria que ele saísse.

      Curtir

  9. Pra mim é um paredão win x win, o jogo está tão óbvio que eu só acompanho os plot twists, como a liderança da Cacau (adorei e achei merecido). Essa edição está muito fangirl, as pessoas torcem pelo grupo.

    ps.O Ney é gênio e adorei a analogia com “Sangue Latino”.

    Curtir

  10. Estive fora do Brasil nas últimas duas semanas, não acessei internet, então não sei o que de tão horrendo fez o Ronan. Tentou pegar a Munik à força ou apenas deu um “chega mais” sem agressividade? Há muito tempo dava pra ver que ele estava de quatro pela bela… Bom, vou tentar me atualizar, mas concordo com vc, Piloto, foi uma redenção inesperada. Raramente alguém consegue reverter a imagem depois de uma burrada bem no início. Tb sou #ficaronan.

    Curtir

  11. Sou #FicaRonan por tudo que ja foi dito e não acho justo ele ser eliminado so por quê a torcida da Munik nao se garante, precisam detonar o cara por medo dele ganhar.Já vimos favorita perder a final por arrogância de torcidas.

    Curtir

  12. Muito bom esse texto. Sensibiliza na medida certa.

    Agora – particularmente – eu tenho uma teoria sobre o jogo de xadrez que o Ronan desenhou em sua própria cabeça com base na escultura de sabão que ele fez e os posicionamentos que ele tomou no jogo desde que foi resgatado por Ana Paula. Mas prefiro não “cantar” a jogada do “peão” que se movimenta em lenta cadência no afã de se transformar na “Rainha”, até porque eu consigo visualizar a jogada, mas não consigo perceber seus resultados, ainda.

    Só me dou o direito de divergir em uma coisa sobre os comentários. Eu não vejo a torcida da Munik abandonando Ronan. Eu vejo muitas pessoas com dificuldades de escolher, ou se abstendo de votar por não considerar correto votar em um ou no outro. Ambos foram importantes para Munik.

    Por outro lado, vejo algumas pessoas que ainda se focam em ilusionismos de casais ships que só existe na cabeça delas.

    O interessante é que a própria Munik reconhece a trajetória do Ronan e manifestou que entre ele e Geralda, ela prefere proteger ele

    Os perfis oficiais da Munik estrategicamente teriam que se abster de votar ou puxar mutirão nesse paredão, até porque, mesmo não tendo fechado desde o inicio com o trio, Geralda sempre foi muito próxima e se posicionou dentro da casa para proteger a Munik.

    Quanto a postura do Ronan nas ultimas semanas que tentam emplacar como assédio, acho que isso é mais intriga plantada pela torcida contrária querendo rachar a união.

    O comportamento do Ronan é controverso, mas não vejo que haja intensão dele de assediar e se impor ou forçar a Munik a algo de cunho sexual. Acho que ele se configura como o amigo insistente que deseja algo mais, mas, ao menos ainda, não configura assédio. No máximo algumas investidas inconvenientes que foram muito bem cortadas pela Munik.

    Curtir

  13. Acho incompreensível que pessoas que torciam pela Ana votem p/ Ronan sair e deixem a Geralda.

    Puxa, GG sempre foi maior vaselina, fazia a linha c/ todos os lados. Ia daqui falar ali e vice-versa. Deu o maior trabalho no início c/ os votos, eles que tinham que correr atrás do voto dela pq ela se recusava a colaborar. A primeira vez q se dispôs a votar junto foi no paredão da Juliana. Sempre falava mal da Ana Paula c/ a boca cheia… xingava, falava cobras e lagartos p/ os inimigos. E quando Ana bebeu demais e estava naquela situação vexatória na última festa antes da expulsão, GG foi horrível c/ ela. Chegou perto de Ana caída ali no chão e olhou com tamanho desprezo, com asco, e saiu xingando, depreciando, só faltou cuspir nela.

    Ronan, coitado, foi o único que pegou Ana, tentou dar banho frio, levou para a cama, cuidou dela, ficou com ela até ela dormir. E no dia seguinte ele ficou ali de pé, grudado naquele corredor, esperando ela voltar de dentro do Raio-X, sozinho. E GG? Até torceu p/ Ana sair mesmo.

    Ronan pode ter se beneficiado da amizade com a Ana no paredão. GG se beneficiou de estar ali meio colada no grupo para nunca ir ao paredão, assim como faziam Matheus e AC. Mas Ronan ao menos tentou fazer um jogo, enquanto GG passou o jogo escorregando aqui e ali em direção à final, tentando ‘fazer’ a legalzona c/ todos e se fingindo de sincerona, coisa que ela jamais foi. Só colou de vez no grupo da Ana quando concluiu que convinha a ela, e daí resolveu investir na dupla vovó e netinha c/ Munik, conseguindo assim tempo na edição, sendo mostrada como a vovozinha legalzona e ganhando novos torcedores que não tinha na época da vovó vaselina. Essa senhora foi muito desagradável quase o jogo inteiro, só servindo para fumar, ficar falando dos outros por trás e tentando fazer a linha com todo mundo. A vovozinha mais legal só surgiu pouco antes da entrada do Lahan no jogo. Pelo conjunto da obra, ela não merece ficar. Sou #FicaRonan.

    Curtir

  14. Olha, trabalho com moradores de rua, e o que a rua deixa como legado num ser humano é inimaginável, assustador, e definitivo. Perde-se todo o referencial de ser humano social, digno de coisas q nem nos damos conta que temos, alguns bebem, se drogam, enlouquecem. Para sobreviver as ruas tem que ser um gigante, para sair então, é praticamente impossível. Quem nunca teve essa experiência, nunca poderá dimensionar o quanto é cruel e solitário sobreviver sozinho às ruas, ao abandono. Ronan é uma incógnita. Para mim é um menino, sem maturidade emocional para lidar com tanta rejeição, então se fecha, e é mal interpretado. Tem uma inteligência acima da média e um humor sarcástico, próprio de quem no fundo sabe de como todos nós somos hipócritas e incoerentes. Perdeu-se nesse jogo dizendo que veio para jogar, mas o que eu percebo é que o que ele quer realmente é amor, seja de amigo, seja de amante. Na cabeça confusa dele, não deve saber separar muito bem uma coisa da outra. Bem, poderia divagar horas sobre o que eu acho sobre o Ronan, mas o que realmente me incomoda é como o endemonizam, projetando sobre ele todos os defeitos que talvez ele nem tenha. A realidade é que ele nunca teve chance, numa sociedade como a nossa, em que a preferida desde a primeira semana já foi eleita por ser a mais bonita, como ele eria chance sendo quem é?

    Curtir

  15. Ah, tava esquecendo….Piloto amo seus textos sobre o Ronan (desculpe, não li sobre os outros participantes), neles encontro um pouco de balsamos para as mazelas da vida, e através de alguns comentários aqui, vejo que não estou só, por me comover e corroer sobre a situação sempre desfavorável de milhões de Ronans que temos pelo mundo. Abraços.
    PS:Queria muito ler um texto seu sobre a vitória dele. Creio que vou ficar na vontade.

    Curtir

  16. Portal de apuração confirmando a eliminação de RONAN. Só falta aquela cobra ficar na final com Munik. Ninguém merece um ser maledicente daqueles sendo premiado por tanta ruindade. Eu, hein….

    Curtir

  17. Desses que sobraram Ronan é o que deu a largada no jogo, merece muito mais que Dona Geralda a lutar pela final e quem sabe até 2º lugar já que tudo indica que esse prêmio é da Munik. Tem semana que tenho lido boa parte da torcida da Munik jogando baixo, falando que ele é abusador, está assediando, Amanda fazia mesma coisa com Fernando, Maria com o Maumau, até Munik em alguns momentos com Renan, só que dai tinha o tal shippe, shipp, sei lá. Mas nem sempre BBB é justo, ele corre o risco de sair porque como sempre algumas torcidas aliadas tendem fazer burrada na reta final

    Curtir

      1. Mas este portal acertou “todas”, inclusive na porcentagem. Impossível ou bem improvável errar só neste. 20 minutos antes de encerrar a votação ele já tinha postado a eliminação do Ronan com 54%. Quando Geralda virou sobre Renan no último dia de votação ele também falou que Renan seria eliminado pq não ia conseguir reverter o placar. Tanto que Boninho estava irritado com a divulgação ( pq fica difícil eles deixarem quem eles querem). Pra mim a Geralda seria eliminada já no paredão de Renan … mas não deu certo. rs

        Curtir

  18. Eu acho o seguinte Ronan pode ser exemplo de vida aqui na terra(como eles dizem) no BBB ele é super antipático e as vezes grosseiro é muito arrogante o que contradiz com sua origem deveria dar mais valor aos ganhos e ensinar à munik valores que ela não tem ele é chato porque quer, todos se abriram para ele, inclusive por sua vida aqui fora, porém muitas vezes ele ignorou e se fez de coitado , merece oportunidade aqui mas não o prêmio

    Curtir

  19. Adorei Ronan ter ficado .Vc tem razão ,Piloto ,Ronan se redimiu de um suposto vilão que a edição começou a pintar com a ajuda do Daniel ,Ronan mostrou que era exatamente ao contrário ,soube ser amigo,leal ,protetor ,mas não escondia que estava jogando .Acho que ele mereceu ficar mais do que GG,ela teve mais erros e incoerências .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s