My Girl

I got sunshine on a cloudy day. When it’s cold outside, I’ve got the month of May.

meuprimeiroamor

Matheus não foi o primeiro amor de Cacau e nem sei se é amor.

Mas certamente, ele ficará marcado na vida de Maria Claudia, por toda particularidade em que as coisas aconteceram.

Cacau viveu nesses 3 meses de BBB, uma vida de sonhos.

Sorriu, chorou, pulou, brincou e curtiu mais do que qualquer outro participante naquela casa.

Por jogo ou por diversão, Cacau viveu seu conto de fadas no mundo de Woonderland da TV.

cavjfxuwaaeo6to

Não sei o quanto ela deva ser assim na vida real, mas no BBB, no BBB, assim ela foi.

Ninguém precisa gostar da Cacau, e sei que a maioria não gosta, mas fico com a sensação de que ela realmente se divertiu nessa experiência de participar do reality.

A entrada da cachorrinha Ana/Luna é a representação disso.

Enquanto todos seguiram com a cabeça no jogo, Cacau foi quem mais brincou e se afeiçoou à nova mascote.

Não importa se foi cena pro público, carência ou apenas felicidade. No fim das contas, o que ficou é que Maria Claudia foi quem mais aproveitou a estadia da cachorrinha no marasmo do confinamento.

ce6xlnlwqaamqzh

Assim enxergo também em seu relacionamento com Matheus.

Não importa se é carência, cena pro público ou paixonite de verão. Mas eu enxerguei uma Cacau feliz e aproveitando seu romance de BBB.

Mesmo que nunca vá além do BBB

Cacau viveu seu “primeiro amor” nos 60 dias em que ele existiu e ninguém precisa gostar disso. Apenas ela.

Quem quiser achar teatro, que ache. Quem quiser curtir, que curta. Mas eu enxerguei uma menina feliz em seu conto de fadas real.

Com a mais genuína pureza da infância, Cacau degustou todos os paladares, desilusões e inseguranças que um primeiro amor tem pra oferecer.

my-girl

Não acho Cacau boba, muito menos inocente, ela jogou e conquistou MERECIDAMENTE um lugar na final. Mas seu jeito exagerada e infantilizada desagradou boa parte do público.

Cacau era de difícil digestão.

Talvez seja apenas o deslumbre de uma menina amostrada que foi parar no horário nobre da globo. Mas BBB é uma terra cruel de julgamentos e xingamentos.

Não há espaço pra crianças.

E pra terminar o maior dos testes da maturidade da menina, coube ao BBB, o mesmo destino do casal de amor kids.

O enredo lhe entregou uma fantasia imperfeita de dois meses, pra lhe partir o coração no final do filme.

500full

E foi justamente em seu momento de maior fragilidade no jogo, que Cacau mostrou sua força.

Dentre todos os 14 participantes, jovens ou maduros, coube a uma menina de 19 anos, com jeitinho infantil e emoções descontroladas, ser a única jogadora a chegar na final sem pisar seus sapatinhos de cristal no paredão.

Final merecida e na marra.

Mais do que o provável segundo lugar, Cacau conquistará, hoje, um novo estágio em sua vida. Que ela tenha sabedoria pra aproveitar as portas que a mídia lhe deu.

Pule, brinque, chore, mas jamais perca sua felicidade infantil. Os adultos são chatos demais.

xcacau

Well I guess you’ll say
What can make me feel this way
My girl (my girl, my girl)
Talking about my girl (my girl)

Anúncios

39 comentários em “My Girl

  1. E quando parecia que a gente finalmente ia concordar, vem esse texto e me faz chorar lágrimas de sangue, hahaha, desculpa, mas não engoli…

    Eu acho que o cerne do problema que veja na sua análise é um excesso de conjunções concessivas (é assim que se fala na sintaxe, rs?): “Ainda que…”, “Mesmo que…”, “Por mais que esteja atuando…”.

    Não dá para limar da participação da Maria Claudia no programa um dos *pivotal points* da sua rejeição: o jeito histriônico, afetado e a atuação “fajuta”. Ok, ela atua para parecer feliz o tempo todo e *fez parecer* curtir a experiência BBB intensamente. Ok, mas não é genuíno, não passa verdade. Por isso, o fato de ela estar atuando no BBB TEM QUE SER LEVADO EM CONTA, sim.

    E também é curioso quando você descreve a relação dela com Matheus como “primeiro amor” (talvez um contorcionismo para encaixar na belíssima canção que você escolheu como título do post) ou até mesmo como “conto de fadas”. isso porque, nos momentos em que ela bebia, e deixava um pouco a atuação de lado, essa relação inventada era TUDO menos um conto de fadas. De meu primeiro amor, tinha muito “o meu (pirão) primeiro” (principalmente por parte do Matheus) e pouco de “amor”.

    Eu até entendo o seu afã de não crucificar a garota, como ela vem sendo (na minha opinião, merecidamente) por outras pessoas. Mas acho que você deveria ter usado sua atuação e o cinismo com o qual teceu sua teia de alianças na casa como mérito – pois em um jogo de estratégia como um Survivor ou um Big Brother Americano ou Canadense ela poderia ter se saído campeã. Digo poderia porque, apesar do jogo social admirável, faltou se posicionar e tenho dúvidas se teria votos suficientes para contrabalançar o carisma e a naturalidade de Munik.

    Usar a personalidade rasa que ela criou na casa, de menina feliz e apaixonada, para aplaudi-la, é, ao meu ver, o maior tiro no pé da própria torcida Catheus e, nesse caso, do seu texto!

    E achei um pouco enviesada sua análise sobre a cadela Ana. Munik foi ali quem reagiu mais intensamente e mais genuinamente com a cachorrinha. Tanto que a despedida, agravada pela dor de dois amigos no paredão, foi um momento extremamente comovente – enquanto Maria Cláudia forçava os olhos à procura de lágrimas, Munik mais uma vez mostrava sua naturalidade e jeito verdadeiro que lhe renderam tantos admiradores.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Felipe, as conjuncoes sao pq eu nao sou capaz de afirmar se é teatro ou nao

      Assim como nao afirmei a matheus seja seu prineiro amor, mas ela passou para o publico como se fosse, viveu a fantasia do prineiro amor

      Quis fazer uma metafora sobre a ceianca do bbb

      Cacau foi lra mim a personagem mais infantilizada da casa

      Seja por jogo, perdonalidade, ou apenas a minha visao

      Curtir

      1. Sim, sim, estou apenas discordando da sua abordagem! Mas sem ressentimentos, hehe.

        Não sei se Munik ganha hoje – eu espero que sim, mas vejo as torcidas num clima de “Já Ganhou” pouco saudável. Mas caso não ganhe, o legado da vitória de Maria Claudia será bastante negativo para as próximas edições. Deixará sob os holofotes uma trajetória de jogo ensaboado, formação de casal e vitimização. Tenho mais medo do legado de uma vitória de Cacau para o programa do que da derrota de Munik propriamente dita.

        Curtir

  2. Adorei o texto, concordo com tudo. Vejo muita gente desmerecendo essa vaga na final, mas alguém que garante um segundo lugar – sem paredão e com apenas um voto é pra se admirar. Cacau já entrou pra história do programa pelo excelente jogo interno, por mérito. Mostrou foco, resiliência e inteligência emocional.

    Quanto à personalidade infantil da Cacau acho que vários fatores contam. A pouca idade, o deslumbramento, a intensidade juvenil, e praticamente todos as pessoas que trabalham em frente as câmeras tem essa personalidade carregada de tintas. Aline do bbb14 era assim. Ela brinca de atuar quando está sendo rigorosamente ela.

    Curtir

    1. Flavita, um panda morre cada vez q eu lia na internet q deveria passar por algum paredao, ou q a ultima prova deveria ter sido por escolha do publico

      é pegar o jogo, limpar a bunda e jogar fora

      o publico ja tem 99% de poder num JOGO, daqui aquele 1% vagabundo de oportunidade propria de cada um se garantir na competiçao passa a ser questionada

      desisto, senhor

      sobre a infantilidade de cacau, nao sei medir o qt é dela e o qt ela forçou, mas nao agradou. Ela errou no ponto

      mas no fundo, ela é apenas uma youtuber, e se a kefera é uma criança de 12 anos, pq cacau tb nao seria?

      Curtir

    2. Curti esse discurso do Bial na eliminação dela, também! Haha 😉

      Mas só para discordar (pra variar, tô virando um ‘discordão’). A Maria Claudia da internet, dos poucos vídeos que vi no pré-show, era uma menina extremamente madura para a idade, com um senso de humor mais pro lado ácido e com uma visão bastante inteligente. Ela deu apenas alguns “surtos” dessa Maria Claudia no programa. Por exemplo, quando foi a única que sacou a força e a popularidade da Ana Paula eram oriundos do seu perfil “vilã carismática” (Carminha/Laura).

      A Cacau dos vídeos tinha tudo para ganhar o programa. Mas resolveu se exilar no papel de menininha indefesa. Acho até que esse papel que ela escolheu interpretar foi acidental… Quando Matheus (outro “atorzinho de m…”, rs) se meteu na dramaturgia dela e criou uma história que precisava dela como coadjuvante. Nesse ponto, Maria Claudia foi esperta e e não se contentou em ser a sombra de Matheus: exigiu o co-protagonismo. Surge Catheus. Mas aí, vem o bônus (a torcida adolescente ensandecida e as senhoras de meia idade que não descobriram os sites pornô, rs) e o ônus…

      Mas tenho minhas dúvidas se essa era a trajetória que ela planejava para si mesma lá dentro. Acho que ela é mais esperta do que isso…

      Curtir

      1. entao segura essa marimba, felipe

        acho ana paula uma “personagem” extremamente infantil. Nao q ela forçasse personagem, mas sua persona é algo extremamente caricato e infantilizado com o perfil da internet

        ana paula parece q foi pincelada do fanfic q shipava clanessa e foi jogada no bbb

        td q eu odeio nas torcidas de BBB, ana paula é e foi no programa

        por isso eu odeio tanto ela

        Curtir

        1. Sim, sim, eu já estava familiarizado com sua aversão a Ana Paula! E, tranquilo, é assim que funciona o BBB. Assim como os Catheus discordam de mim em relação à Maria Claudia, discordo de você em relação à Ana Paula.

          Porém…………………………… não acho que ninguém seria tão camicaze em criar um personagem que remete à tudo que foi rejeitado em edições anteriores! Só para lembrarmos, quantas primeiras eliminadas tinham o perfil “explosivo” e/ou “exagerado” e/ou “fala na cara”? Tatiana Giordano no BBB4, Jakeline Khury no BBB8, a própria Ariadna do BBB11, Aline do BBB13, etc, etc… Acho que o problema da Ana Paula é psicológico, mesmo. Gosto dela, mas sei que a personalidade agressiva que ela mostrava lá, nas brigas, é mais complexa do que ser “barraqueira”. Mas, apesar disso, ainda soube apreciar o senso de humor e os inúmeros bons momentos (na minha opinião, claro).

          Mas, você tem direito e nem acho absurdo você pensar isso. Como lembro de ter dito há um tempo atrás por aqui, ela tem um perfil árido mesmo, difícil de se apreciar e fácil de se odiar.

          Curtir

          1. Hahaha, não sei exatamente o que é ser “maluca do fandom Clanessa”. O pouco que sei do “submundo” Clanessa é mais uma questão de representatividade. Aliás, da falta de representatividade. Um fandom unido em torno de um *glimpse* de afetividade entre duas mulheres (fake, na minha opinião, que fique claro) pois o romantismo lésbico tem tão pouco espaço na nossa mídia que elas precisam se agarrar em qualquer oportunidade. Porque romances gays masculinos em novelas são abundantes, enquanto as relações lésbicas ficam restritas à supersexualização, etc. Mas isso é mais uma questão sociológica do que de BBB. Aliás, o PORRE que foi o BBB14 pelo menos nos deixa isso, uma análise “in vitro” sobre o fenômeno de subrepresentação de uma minoria na TV Brasileira. Que não o faz ser um PORRE menor, mas pelo menos… pelo menos… menos…

            E eu acho que você imagina que essas garotas e garotos do fandom Clanessa na vida real chegam falando “OHHH VOU LACRAR O CU DAS INIMIGAS, TOMBEI VOCÊ QUERIDINHA VOU ALFINETAR SEU CU.” Claro que não é assim, né :P. A internet é um espaço de catarse, de sátira. Esses fandoms BRINCAM com isso e subvertem suas próprias personalidades. É uma grande piada interna que, quando vista de fora (no caso, quando você olha) assusta.

            Eu também não sou do perfil que “lacra o cu das inimigas tombadas monamu” mas me divirto DEMAIS com a zoação dos fandoms, sério. Acho inofensivo para os “alvos”. Aliás, um dos pontos negativos do fandom Catheus é justamente a falta de senso de humor. São chatos de galocha. Enquanto os fãs de Ana Paula, Munik, etc DEBOCHAM dos críticos (os “para que tá micão” e similares), os fãs da Maria Claudia vão CHORAR pra eles (“ainnn vcs só odeiam a Cau pq ela é gorda, pelo menos ela não sei o que não sei o que lá igual a Putnik”).

            O pouco que vi do seu “perfil” me demonstro que o deboche te incomoda muito, e aí não tenho muito o que fazer. Com o risco de parecer intrometido, acho que você devia *take it with a grain of salt* as provocações nas mídias sociais. A gente olha tudo por uma grande lente magnificadora e tudo parece mais forte e intenso do que realmente é!

            Curtir

          2. HHHAAHAH, ah sim. Mas isso é brincadeira né, pelamor Piloto! A própria @BBBelíssima – que é uma das mais odiadas pelos haters da Ana Paula e imagino que seu desafeto, também – é uma debochada de marca maior, com esses “shippers” Annik e Pauniel.

            Se existe alguém do fandom Annik que realmente acredita nisso de um romance entre elas é minoria – diferente do caso Clanessa, onde efetivamente isso era o lugar comum no fandom: elas acreditavam que Clara e Vanessa namorariam e teriam uma vida linda pela frente, juntas.

            No geral, a brincadeira de “namoradinha da Ana Paula” é mais zoação mesmo! hahaha

            Curtir

  3. Discordo…ela não merecia a final. Pra mim bbb é pra adultos, sabe…essa infantilização extremada dela realmente não sei como agradou alguém. E ela só chegou no top3 por empurrãozinho da produção, vc sabe disso

    Curtir

  4. Piloto, preciso fazer um desabafo, nunca gostei dessa garota, ela não conseguiu me iludir, se fazendo de menina doce transitou pelo grupo suicida para ouvir conversas, acho ela fria e calculista, foi de uma extrema falta de respeito com d.geralda. A minha visão é de um personagem que ela montou com dupla personalidade, uma doce meninha e a outra mulher que fez sexo no programa , ela é over demais!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Gostei muito do texto. Não da parte do primeiro amor, mas da citação de My Girl. Desde o começo do programa, em sua apresentação, Cacau já se dizia “amostrada”. Ela gosta mesmo de aparecer e assume isso. Isso sim é BBB. Quem vai pra lá quer sim aparecer. Quanto a formar casal ou fingir, isso pode até ter sido coisa do Matheus – sabe lá. Mas a Maria Cláudia realmente se entregou a essa paixão a ponto de ficar chata e chorona. Até pode ter mudado sua trajetória por causa disso. Mas gostei quando ela deixava todo mundo de cabelo em pé fazendo escolhas com o coração e assim desmontando peças dos dois lados. Só a prova de sua sinceridade é que ela e Matheus quase sempre votaram em pessoas diferentes. Podia se saber em quem Matheus votaria, ele jogava o jogo de interesses dele. Ela não. Ela era fiel ao que sentia. Não posso deixar de lembrar que depois de aprontar muito com Cacau. Matheus foi responsável também por ela chegar até aqui. Mesmo um pouco tarde demais, ele cedeu a ela a liderança, deu o anjo e a protegeu, colocando a si mesmo no paredão que o eliminou. Gostaria que Cacau vencesse apenas pra ver cair por terra a arrogância do clima de ” já ganhou”. Mas o segundo lugar já é uma vitória digna de aplausos. E queiram ou não os que a criticam, tenho certeza que ela já está muito feliz, independente do resultado de hoje.

    Curtir

  6. Piloto, adoro seus textos, tenho sempre que falar isso por que num mundo que P povo entra em páginas P deixar comentários tipo: sua escrita fdp (oi?), acho essencial todo elogio.

    MC não foi minha preferida, para falar a verdade acho ela meio irritante. Mas é difícil PARA mim, julgar as pessoas , ainda mais tão pesado quando fazem com ela.

    Como disse em um outro post seu (não lembro qual), P mim, Cacau mereceu sim chegar na final. Manteve seu critério de votação até o fim, pode ter sido meio ensaboada, mas não usou as opiniões dos outros P formar voto… Ela votou do jeito dela, as vezes desmontado paredões que estavam no quase… , se esforçou nas provas, principalmente nas de resistência… Enfim, ela pode ser exagerada, mas P MiM, foi autêntica, não se perdeu no que se propôs.

    Por fim, com todos os defeitos dela, não vi a Cacau queimar ngm ali, nem desmerecer.

    Ela fez um jogo diferente da Munik, e por méritos chegou lá.
    Já a Munik, fico imaginando se Ana Paula não tivesse sido expulsa, será que ela chegaria na final? Tenho minhas duvidas sabe… E caso chegasse, cm ela faria isso, Pq não estava gostando do jeito dela agora no fim. Acho q o stress tava alto, mas sei lá, tava mto grossa P mim.

    Enfim… Eu acho que independente de quem ganhe, ngm precisa desmerecer uma para torcer P outra. To meio de saco cheio das grosserias que ando lendo por aí.

    Curtir

  7. Merecidamente rs vai nessa. Se assim o fosse porque um lider imune a essa altura do jogo. Porque provas talhadas para sua vitoria. Não sei quem pensa que me faz de idiota o bobo da corte global, ou esse texto MERECIDAMENTE MEDÍOCRE.

    Curtir

  8. Prova de resistência é o que há de mais justo num reality show. Ronan e Munik (Munik, em especial) poderiam ter se esforçado no mesmo tanto que Cacau. Mas ela foi mais guerreira que os outros dois.
    Merecida vaga na final por isto é também pelo jogo interno, afinal, este é o fundamento do Big Brother (jogo de convivência). Admiro Cacau, achei sempre coerente e honesta no jogo.

    Curtir

    1. Tb acho, Lollys, nao tem mimimi

      a porva mais justa de todas seria uma resistencia pra saber quem garantia uma vaga na final

      cacau nao tem culpa de ser melhor nesse tipo de prova, e acho q rolaria uma prova assim mesmo q tivessem na casa ronan, munik e geralda

      Curtir

  9. Não tenho problema nenhum com Cacau chegando na final. Foi esperta o suficiente para não ser posta num paredão (não se pode dizer isso de muitos) e quando precisou, conseguiu conquistar as provas de liderança que a colocaram na final.

    Mas daí a gostar dela ou curtir seu jogo, passo.

    Acho o jogo da Cacau válido. Durante três meses, ela foi a sonsa que foi esquecida nos grandes esquemas da casa exatamente pela sua sonsice. Na cabeça de todos, Cacau vivia para chorar e para o Matheus. Não foi ameaça para ninguém, não era de relevância para ninguém. Começou a jogar e jogou bem quando sabia que inevitavelmente, na final, o seu iria para a reta.

    Acho esse jogo tão zzz quanto o jogo das plantas que limpam, cozinham e cuidam da casa para não serem votados. Mas é um jogo que dá resultado, pelo que vimos. Ela faturou o segundo lugar.

    Meu grande problema com a Cacau, que me faz destilar textões contra ela, é porque eu simplesmente detesto tudo que ela representa.

    Então, acho esse segundo lugar que ela conquistou amargo, embora ela tenha merecido.

    Me alegro, entretanto, que não terei que nunca mais ouvir falar nesse ser. Acabou o BBB.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Mas acho q esse foi o ponto da cacau, Sam

      Cacau fez um bom jogo interno e pessimo externo. Nao sei se ela apostou e fez de proposito aquelas choradeiras, ou se foi so descontrole emocional, mas fato é q essa postura matou qqr chance dela de vencer

      vc q nao tem amor no coraçao e nao se sensibiliza com cacaus e amandas. Samantha de gelo

      Curtir

  10. Achei um texto super sensível e bonito de alguém que entendeu perfeitamente o que se passou na cabeça de uma menina sonhadora de APENAS 19 anos. E o mérito de ter ficado na final e levado o segundo lugar foi todo dela, sem dúvidas. Desejo aos jovens que tenham tanta garra e alegria quanto ela, pois, isso está bem difícil…

    Curtir

  11. Gostei da Cacau e vou continuar gostando,qto a nunca mais ouvir falar dela,só lamento pq nunca mais é muito tempo.No momento o q mais me preocupa não e o deboche de torcidas,mais a agressividade e violência delas,isso e falta do q fazer!

    Curtir

  12. Mt bom, Piloto. A Cacau é uma menina q tem mt vida pela frente e, gostem ou nao, carisma nao lhe falta. Nao tem como ficar indiferente à presença dela 🙂

    Curtir

  13. Felizmente não acompanhei esse BBB, e mesmo sem ter assistido, creio que teria ido contra a corrente a torcido contra Ana Paula e sua turma…mas belo texto, ocasionalmente/raramente espiando a Uol/Gshow eu curti a Cacau…Não a conheci mas a imagem dela me soou meio assim, hahaha.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s