Cartas na Mesa

Era uma vez um enxadrista. Esperto, calmo e estrategista.

romuldip

Xadrez, o mais popular esporte da mente, é praticado de forma “aberta”.

Tanto o tabuleiro, quanto as peças de ambos os jogadores, estão expostos para todos os envolvidos. Seja plateia ou enxadristas.

Público e adversários podem ver e raciocinar em cima de cada jogada. Tudo acontece as claras, nós acompanhamos as peças se movendo pelo tabuleiro.

Um bom enxadrista tem de pensar 3 ou 4 jogadas a frente do que está acontecendo no momento.

Antevendo as jogadas, um bom jogador prepara suas estrategias e armadilhas visando surpreender seus adversários, alguns passos a frente.

183111

Não tem como blefar no xadrez. Todo mundo tá vendo o que você está fazendo.

Mas tem como induzir o seu adversário a cometer um erro.

Mover uma peça hoje, que force uma adversária mais afobada e menos experiente, tomar uma decisão errada na semana que vem.

A mudança de quartos liderada por Romulo foi uma dessas jogadas. O enxadrista moveu seus peões para ocupar o quarto da rainha.

Por hoje, foi apenas uma movimentação simples no tabuleiro.

Mas como reagirá a rainha adversária, quando o muro acabar, e a menina não materialista ver o povo se esbaldando, nas coisas que ela acha que são dela?

Está tudo as claras. O Enxadrista não esconde de ninguém que quer derrubar a rainha adversária.

Podem chamá-lo do que for, mas falso ele não é.

Mostrar o lado egoísta da rainha é uma forma de expor toda sua vulnerabilidade e tentar um xeque mate.

164958

Era uma vez uma jogadora de Poker. Sonsa, dissimulada e pouco confiável.

Poker, o mais enigmático esporte da mente, é praticado de forma “fechada”.

É um jogo de informações incompletas. Cada jogador não sabe as cartas que estão na mão de seus adversários.

No Poker, mentir é bom. E blefar pode levar a vitórias.

c3xcqoaxaaannur

Quem não é familiarizado com Poker, pensa que o “blefe” acontece apenas quando um jogador tem cartas ruins e tenta ganhar a rodada, fingindo ter um jogo forte.

Nem sempre é assim.

A jogada mais traiçoeira do Poker é o “blefe reverso”. É quando uma pessoa tem tudo na mão, mas finge que não tem nada.

24jan2017-emily-participante-do-bbb17-1485276905106_v2_956x500

A jogadora blefa fingindo estar na pior, induzindo as pessoas a apostarem tudo, crentes que ganhariam a partida.

Mas quando as cartas são reveladas, a menina leva toda bolada que está na mesa.

O grande duelo estratégico do BBB17 está na mão desses dois jogadores. Mas só um deles está falando a verdade.

Que se coloquem as cartas na mesa. E escolham seu preferido.

43 comentários em “Cartas na Mesa

  1. O Rômulo não fala a verdade quando diz que o Ilmar persegue a Roberta.O Rômulo culpa o Ilmar por ter votado no Pedro e o mesmo ter saído.Neste caso o enxadrista está completamente mexendo nas peças erradamente.O enxadrista diz que não está jogando.Entao abandone o jogo enxadrista já que não queres jogar!.Anti jogador como tu só se ferra!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Jogadora? A Emilly só ganha força pelos próprios erros, essa estratégia pífia que ela usa só pode dar certo por jogo interno, mas mesmo assim é tão fraca que até mesmo lá dentro quase não consegue manter. Ela é bastante dissimulada, aquela conversa boa, a voz doce quando quer usar, mas mentirosa. E tá movendo milhares de pessoas junto.

      Curtir

  2. Nada mais irritante que – em 2017 – negar que joga e ainda “acusar” os outros de jogarem ! Como Rômulo fez com Ilmar ontem, dizendo que ele não tinha valores porque …votou no Pedro ! Antes muitos candidatos entravam no BBB porque queriam ser ator/atriz, apresentadora de talk show, DJ … Rômulo inovou: quer visibilidade para concorrer a cargo político. Se a moda pega !!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Mamão foi coerente em votar no Pedro ,afinal,o gamer já o tinha mandando ao paredão. Mas Rômulo esquece a incoerência em votar em um amigo havendo na casa 10 pessoas ainda .

      Curtir

  3. Ontem Ilmar deitou pro Rômulo, que jogou na cara o papel dele na casa, que trocou seus valores e permite se alienar pq é conveniente ao jogo, jogou que ele e Marcos são fantoches dá Emilly. O grupo mexicano achava que desestabilizaria os Americanos, só que Rômulo foi pro enfrentamento e eles nem sabiam argumentar, não seguraram a falsa liderança. Mary já mudou totalmente o discurso de “apoio” a ninfeta e o mesmo Daniel que se mostrou claramente aliviado de ter ido para América

    Curtir

  4. Rômulo só falou suas verdades distorcidas. Dizer que Ilmar perseque Roberta quando sempre foi o contrário. Que Ilmar não tinha motivos pra votar no Pedro, quando este votou nele tres vezes antes. Ah, vá.

    Curtir

  5. Rômulo chegou ao ápice do ridículo. Um senhor com uma bagagem extensa deixar ser levado por Roberta é degradante. Tirem este cidadão no BBB e nas urnas. Mais uma vergonha ora nação se aproxima…

    Curtir

  6. Em tempo, como pode esse babaca netido a dono da verdade falar q o ilmar persegue a Roberta? Hahaha. Reclamar por votar no Pedro? Esse Rômulo é mais doente do que tds ali. E sobre o Daniel… Que homem nojento. Pior do que ser falso é ser um falso covarde.

    Sibto muito, mas quero ver tidis caírem… Um a um…

    Curtir

  7. Eu fico com Rômulo mesmo sabendo que a “poquerteira”
    vai levar. Pena são os 2 melhores jogadores não saberem
    em qual rodada apostar suas fichas. E assim ela da win e ninguém paga pra ver.
    Belo texto. Nem tudo esta perdido, Ainda tem o jogo de xadrez.

    Curtir

  8. Rômulo, sentiu na própria pele, la no início do jogo, o poder de manipulação de Emily, ao deixar-se convencer a ceder a liderança para ela. E no que esta, nao retribuiu o seu gesto, como ele gostaria, fazendo-o inclusive, sentir-se usado…Foi visível na época. Ele ficou um bom tempo, depois do ocorrido, tentando uma aproximação maior e ela nem aí para ele..Mais do que isso, envolveu-se com Marcos. E isso para ele foi o fim, a gota d’água..A partir daí, tudo mudou…
    Mediante tudo isso, ele foi quem teve ali dentro, a primeira e a mais acertada visão sobre a real Emily..Consequentemente o trio, Rômulo, Marcos e Ilmar foi pro brejo, pois Rômulo é um tremendo estrategista, com perfil dominante e uma excelente visão do jogo. Porém a sua empáfia, o atrapalha…Se alguém for contra os seus princípios, sua forma de lidar e ver o jogo, certamente o terá como adversário. Falta-lhe jogo de cintura e maleabilidade, para que ele se torne de fato um enxadrista vencedor…
    Adorei o seu texto…

    Curtir

  9. O cara que falou ontem a noite que montar paredão é uma coisa errada é considerado o estrategista ? Poxa então esse BBB tá mal mesmo de estratégia hein.
    Gosto de qm usa estratégia e assume, não que fica dizendo “Ain isso é errado”, “Ain não se deve jogar assim”. Esse BBB não tem vencedor, não tem Maria Vivian nenhum que do dia pra noite virou um anjo de candura para os torcedores sendo que anteriormente proferiu insultos e discursos nojentos por todo lado, não tem Emilly que vive em seu mundo cor de rosa e que seus fãs embarcam não sei como, não tem ngm ali que vale a pena e essa é a verdade.
    Podem defender um grupo falando mal do outro mas nenhum dos dois grupos merece ser defendido de qualquer coisa.

    Curtir

  10. Enxadrista também blefa , embora raramente com êxito . Emmanuel Lasker , em partidas mais fáceis , costumava atacar impetuosamente , deixando peões desprotegidos . O adversário suspeitava de alguma profunda trama oculta , e se retraía , deixando espaço aberto para Lasker vencer com tranquilidade . Xadrez também é cultura , Piloto , hehe…

    Curtir

  11. Como nesta edição sou team nobody, fica mais interessante observar o “amor e o ódio que se irmanam na fogueira das paixões”. Já percebi que muitos que atacam os fãs ardorosos de Emily ( não entendo bem como ela consegue, mas…) o fazem com a mesma intensidade, isto é, acham que estão sendo racionais e lúcidos, mas se a Emily der um espirro já falam que é venenoso! Não estou condenando, não, porque tb já passei por isso em outras edições.Thats all falks!

    Curtir

  12. Pena que o Romulo não será o campeão. Vai entrar uma espanhola só para dar em cima Dr estranho asqueroso e fazer a ninfeta de vitima. Assim a ninfeta sai campeã do BBBosta. Se o Romulo fosse a urach teríamos assistido um belo iper mega barraco no BBB.

    Curtir

  13. Romulo joga um mal xadrez…Emilly joga (aos trancos e barrancos) o xadrez do Marcos…Precisa dizer mais?…Sim, Emilly tem a torcida caprichete e pra sorte dela, no BBB, o campeão não é necessariamente o melhor.

    Curtir

  14. “O que a gente quer pro Brasil?” is the new “somos coração bom” :/
    jogo mais insuportável de se ver no BBB…e Romulo ainda conseguiu elevar isso a décima potencia. Não dá pra aturar!
    Já torci por ele e o achava inteligente mas essa estratégia dele tá colocando o premio no colo da Emilly, ou seja, péssimo jogador.

    Mas o pior pra mim é que suas ideias não correspondem aos fatos. É o mais jogador, e diz que não joga…Disse que o pior defeito da Emilly(que não da pra aturar) é que ela é manipuladora, e ele é o que mais manipula. critica a soberba da menina mas é o mais egocêntrico, que acha que só sua visão de mundo é a correta e quem não a segue é inferior e condenável. Coloca questões futeis acima da lealdade e amizade e isso mostra o quanto seus valores são superficiais e efêmeros.
    Sou team jogo mas esse jogo dele é chato e burro, e o pior é q ainda moldou o pensamento do pessoal da casa que caiu em seu discurso falso moralista e deixou esse BBB engessado.

    Curtido por 1 pessoa

  15. Bem interessante o texto, Piloto.
    De fato, é o grande duelo deste BBB: um jogador que joga muito para a casa e uma jogadora que sabe como ninguém jogar com o público.

    Rômulo tem uma retórica acima da média para dominar seus cordeirinhos. E o faz muito bem. Quem ali do Quarto Preto duvida das palavras do Mestre? Ainda que um a um esteja sendo exterminado.

    Emilly é sagaz em cada discurso para o público, em cada ao vivo com Tiago Leifert. Como fala bem a menina! Seu melhor momento foi na falsa eliminação, quando teve que deixar um testamento. Ali, a meu ver, ganhou de fato o sofá.

    Neste embate entre jogo interno e jogo externo, a gente já sabe quem sai com o R$1,5 milhão.

    Eu gostaria muito de ver este duelo ainda por algumas semanas, mas a vida do Rômulo dentro da casa está com os dias contados. Convenhamos, fez um jogo pequeno: mirou o tempo todo em um único alvo, mesmo ele voltando paredão atrás de paredão. Verbalizou o tempo todo de Emilly. Criou-se um monstro para dentro da casa, mas a grande favorita ao 1,5 milhão para o público.

    Confesso, esperava muito mais do diplomata. A pá de cal foi jogada ontem, na discussão do lado mexicano. Rômulo, com 40 e muito estudo, entendeu ali que o BBB vai muito além dos diplomas. Uma menina de 20, sem o mesmo estudo e a mesma experiência de vida, protagonizou seu segundo grande momento da semana: a coragem de bater de frente com aquele que julgam o Deus supremo. O prêmio parece questão de tempo.

    Curtir

  16. Observando as festas – às vezes bem desanimadas – percebi o que, talvez, não faça este BBB deslanchar: as pessoas não se gostam, não se entendem , são individualistas. Um ou outro é mais acessível e consegue interagir mais com todos, caso da Vivian e Daniel. De resto vejamos: Roberta não suporta Ilmar, não gosta da Emilly nem da Ieda e nem da Mari. Gosta da Vivian e do Rômulo mas foi só ele dizer que ia dar o anjo pra Vivian que ela ligou a inveja nível 5. Ou seja, amiga por conveniência. Nas festas geralmente é a primeira a desanimar. O Ilmar não gosta da Roberta, nem da Ieda, nem do Rômulo. Tem o pé atrás com o Daniel e até com Emilly. Só gosta mesmo do Marcos. Marcos só gosta do Rômulo. Nem Ilmar nem Emilly estão na sua prioridade afetiva. Ieda é outra que só gosta do Rômulo. De resto tem atrito com todos. Rômulo gosta da Vivian, da Roberta e da Mari. Tolera Ieda e Daniel, tem afinidade com Marcos por terem ambos o mesmo nível intelectual. Detesta Ilmar e Emilly. Emilly não gosta de ninguém, só de Marcos. Nas festas todos ficam andando em círculos, comendo e olhando pro nada. Quando se conversam é aquela conversa social: Tá quente, né? Quer beber? Quer comer? Com um elenco deste fica difícil. A produção até tenta…fizeram uma bela festa zumbi, maquiagem e cenário caprichados, só musicão e o povo tá lá, sentado, desanimado, mal conversam….assim não pode, assim não dá.
    Estou torcendo pra Roberta cair no paredão e dar tchau. Mas acho que a Ieda também já deu o que tinha que dar. Tá que nem um peixe fora d’água, cansada e cansando.
    Festas boas eram a do BBB12 com as músicas do Gustavo Lima e todos dançando muuito. Mas eram todos jovens e animados. Acho que tem de parar de botar gente da terceira idade no meio dos jovens. Interessante se fizessem um BBB só pra terceira idade.

    Curtir

  17. E nada como uns famosos pra animar a festa. Mudou o astral, estão todos rindo e se divertindo. E agora entrou uma zumbizada pra fazer o pessoal se mexer. kkkk
    Vamos ver amanhã!!

    Curtir

  18. Parei de assistir BBB . Só acompanho pelo Twitter.Não s
    consigo nen a voz da Emília.Ela mente por qualquer coisa.Marcos e Ilmar viraram mentores pra evitar que ela faça mais merda ainda. Os outros assistem tudo pacificamente. Já aceitaram que a produção já escolheu a campeã.Romulo é o único que vai morrer atirando.O resto já entregaram os pontos .

    Curtir

    1. Não acho que esse BBB já tenha campeão…Acredito na tendência, mas ainda tem muito programa pela frente…e não bato o pé, dou valor á lógica do que me agrada…Vejo tanto conteúdo nas conversas e na postura do Marcos, que só vou assistir enquanto ele estiver lá na casa.

      Curtir

  19. No fundo o determinante é ter carisma. Já tivemos anti-heroínas na casa que se deram bem, por que a gente gostava delas apesar de … A mais óbvia é Ana Paula. Tinha alguns defeitos parecidos com o da Emily, mas a gente achava graça. Aceitávamos dela coisas como egocentrismo, por exemplo. Falta à Emily esse carisma, essa capacidade de fazer a gente rir dela, mas não a vejo como “a pior pessoa do mundo”. E.t.: Não, não torço por ela, nem pelo Marcos, muito menos pelo casal sadomaquista que eles formam.

    Curtir

    1. Qual enredo cada um apresenta pra gente poder torcer?…Sobre o BBB passado não assisti, vi pouca coisa e a tal Ana Paula foi um fator de peso…no pouco que vi achei uma grossa chata cheia de fãs: parei…Aí ela agrediu e foi posta pra fora, mas eu ja tinha perdido a vontade total e não voltei…Não curto barraco nem gente barraqueira, nem fora fora nem dentro do BBB, prefiro enredo, gente que se joga e vive o momento de estar no reality.

      Curtir

    2. Ana Paula erra louca, mas verdadeira. O distúrbio dela só agredia ela mesma. Por isso ríamos dela, era muito humana e VERDADEIRA. Será que é isso que estamos vendo? A heroína deste ano não tem sentimentos, apenas engana a todos aqui fora.

      Curtir

  20. Adorei a analogia, Piloto!! Gosto do Rômulo e entendo suas argumentações! Quando ele percebe um comportamento negativo dentro da casa, ele acredita que a pessoa tenha mesmo aquela conduta na sua vida, pois todos estão sempre enfatizando que ali é um jogo, o que se induz a acreditar que só está fazendo alguma coisa e/ou tendo algum comportamento ali dentro! Ele tem um jogo aberto, mesmo!

    Curtir

Deixe um comentário