Leitura Corporal

Pela primeira vez em muito tempo, não tivemos festa no BBB por motivo de punição.

De cabeça, só lembro de ter rolado isso, umas 2 vezes no máximo. Mas nem sei dizer em quais edições.

De uns dias pra cá, Marcos começou uma queda de braço com a produção, que vem gerando mais e mais punições pra casa.

Não sei se Marcos tá jogando, se ele surtou, quer mostrar poder ou se está apenas entediado. Mas fato é que isso afeta diretamente os outros jogadores.

Marcos inventou uma arapuca, com uma cestinha vermelha, que ele diz ser armadilha pra pegar gambá.

puni0

Minha única curiosidade é: Pra que a armadilha, se marcos já pegou a gambá no edredom?

¯\_(ツ)_/¯

Mas o que vou querer analisar no post de hoje, foi uma cena da última terça feira.

Quando todos os participantes foram punidos perdendo estalecas e benefícios, por conta de Emilly ter ficado sozinha no Quarto do líder.

Primeiro de tudo: Emilly ter ficado sozinha, foi um descuido. Não acho que nem Emilly nem ilmar agiram de má fé.

Isso acontece, e gera punição. Vida que segue.

Mas o ponto que quero destacar, é a leitura de toda cena que aconteceu por consequência dessa punição. Foi uma cena rica, onde todos mostraram um pouco de sua personalidade.

Uma pena, a Globo não permitir reproduzir o vídeo aqui. Mas vamos contextualizar a situação:

Eram 14 horas e o povo estava preparando o almoço.

Emilly e Marcos estavam cozinhando e Marinalva varrendo o chão. Vai ser importante a seguir, destacar que eles estavam presentes e escutando tudo.

puni1

Vivian chega em ilmar e reclama sobre a punição:

Vivian: “Você poderia pelo menos falar um foi mal galera… Afinal, todo mundo perdeu 500 estalecas”

Nesse ponto, Vivian pode estar:

  1. Insatisfeita
  2. Jogando pra queimar ilmar
  3. Um misto das duas coisas

De qualquer forma, a reclamação dela fazia sentido.

Qual foi a reação de ilmar?

puni2

ilmar: “E adianta pedir desculpas?”

Vivian: “Pra mim, faz”

ilmar: “então tá: Foi maaaal galeraaaa” (em tom debochado)

Vamos analisar:

ilmar errou. Vivian cobrou. ilmar debochou da menina.

É uma situação que deixaria qualquer um na posição da Vivian pra lá de puto da vida.

O que eu entendi da reclamação da Vivian, é que ilmar sequer deu uma satisfação pro resto da casa. Nenhum do trio comunicou ao resto dos moradores o motivo da punição.

Minha opinião é que num caso desses, o mínimo a se fazer é dar uma satisfação, mostrar um respeito aos outros que foram punidos por causa de Emilly/ilmar. Mesmo que tenha sido sem querer o problema.

Daí, Vivian resolve falar isso com Emilly:

puni4

Vivian: “Vocês ainda não estão morando sozinhos. Tem mais gente na casa. E isso afeta a todos.”

Emilly: “Mas a gente se protege sozinho. Assim como vocês, nos atacam sozinhos.”

Que desgraça essa menina ta falando???????

Agora entendi porque Marcos quer pegar o gambá na armadilha. Deve ser mais fácil conversar com o bichinho do que com Emilia.

Vivian foi fazer uma reclamação sobre uma punição que gerou insatisfação na vida de todos, e Emilly já enfia vitimização de jogo e votos no meio da conversa.

E ainda usou os termos “a gente se protege e vocês nos atacam” querendo induzir (beijos Romulo) que eles são os perseguidos e o outro grupo é o vilão.

Porque esse é o modus operandi de Emilly. Ela é plugada no jogo externo 24 horas por dia. Todo raciocínio dela é focado em como fazer o público enxergá-la como coitadinha.

Que cena maravilhosa… Só nessa imagem, dá pra pescar a personalidade de todo mundo.

puni5

  • Emilly de bracinhos cruzados, coluna empinada e olhar direto na Vivian. Postura que ela faz, sempre que é confrontada. Confesso que senti falta dos bobs no cabelo. Ela fica com mais cara de brava quando ta vestida de Dona Florinda.
  • Vivian com as duas mãos  espalmadas pra cima. Num gesto de “num aguento mais essa porra”
  • Quando Emilly começou a ficar mais áspera, Marcos colou em sua ninfeta, posando de macho protetor ao lado da princesa indefesa. Com as mãos na mesa e corpo inclinado pra frente. Transparecendo tensão.

No Poker, quando um jogador está apoiado na mesa e copro inclinado pra frente, demonstra tensão, adrenalina. Sinal que ele não confia nas próprias cartas. Quando está sentado com o corpo pra trás, postura largada, mostra que está relaxado. Sinal que tem cartas muito boas.

  • E aquela seta amarela é Marinalva. Sempre escondida no fundo de tela, sem nem ao menos se meter no meio da conversa. Mostrando sua total inutilidade de sempre.

Daí, Vivian argumentou:

Vivian: “A gente não precisa se falar, sentar junto no almoço, mas quando alguém faz uma coisa que atinge todo mundo, não custa falar um Foi mal ai galera

Marcos, que até então só tinha escutado sem falar nada, resolve proferir suas primeiras palavras na conversa.

Ele estava há minutos esperando uma brecha. Pensando numa resposta.

puni6

Marcos: “Vivian… Você está agindo com BOM senso (com ênfase no bom). Eu gostaria que você tivesse tido BOM (novamente com ênfase no bom) senso, quando você me emparedou.”

Sabe quando você tá brigando com alguém e a pessoa tá esbravejando sem parar, e a gente não tá nem escutando o que o outro tá falando? E na nossa cabeça estamos imaginando como será o discurso épico que daremos pra quebrar a cara da outra pessoa.

Foi isso que Marcos fez.

Ele ficou ruminando uma resposta pra dar na cara da Vivian. deve ter ensaiado mentalmente a frase.

A fala dele foi tão teatral, que ele fez gestos de mão rezando e deu ênfase em palavras chaves, pra acentuar seu argumento.

No teatro se usa essas ênfases em algumas falas, pra ganhar força e emoção na cena.

E qual foi a resposta e reação de Vivian a essa fala de Marcos?

Vivian: “O Bacana é que vocês não conseguem se ater ao fato e trazem outras coisas pra conversa”

puni7

Vivian estava de frente, escutando Marcos olho no olho. Quando Doc falou aquela frase, ela virou de lado, olhou pra Emilly, coçou a orelha e desconversou completamente.

Mostrando clara vontade de fugir do assunto. Fugir do olho no olho com Marcos. E passou certa inquietude, no gesto de coçar a orelha e mexer no cabelo.

Vivian desviou o olhar e começou a falar olhando pra outras pessoas, querendo fugir de Marcos. Quase que pedindo socorro pra alguém ajudá-la na conversa.

Daí, Vivian argumentou e Emilly deu uma resposta sensacional.

puni8

Vivian: Eu só queria que Mamão virasse e falasse pô galera foi mal, não era essa a minha intenção”

Emilly Egocêntrica: “Mas ele falou isso pra gente…”

Gente, sério… Essa menina devia fazer um stand up comedy. Ela é sensacional.

Alguém avisa a essa maníaca, que toda origem da discussão foi o fato de ilmar não ter se importado em comunicar o resto da casa.

E a resposta da emilia ao dizer que ele avisou ao trio, é justamente a insatisfação que Vivian estava reclamando.

EXISTEM OUTRAS PESSOAS NA CASA!!!!!!!!!!!!!!

Mas voltando a cena, vamos analisar as setas:

puni8

Seta amarela: Romulo coçando a barba, sempre observador e refletindo sobre tudo, antes de dar sua opinião de professor de deus.

Seta verde: ieda se materializou, de bracinhos cruzados, mostrando que também não estava feliz. Mas não falou nada, porque ela sempre evita confrontos.

Seta azul: Uma menina que só enxerga o próprio umbigo

Seta vermelha: Não parece, mas Marinalva existe. E esperou toda discussão acabar, pra dar sua palavra final, com cara amarrada de madrasta.

puni9

Emilly: “bla bla bla mas falou pra gente”

Marinalva: “Mas a gente não sabia… É isso que a gente tá dizendo.”

Marinalva gosta de dar a palavra final.

Depois que Vivian teve a coragem e iniciativa de puxar a reclamação, e Marinalva se esconder por trás de toda cena, ela aparece dizendo “a gente tá dizendo”

A GENTE.

Quem falou foi a Vivian. Marinalva jamais teria inciativa de puxar um confronto. Mas na hora de lacrar na palavra final, ela tava toda serelepe.

Viajei muito? Pescaram a personalidade de cada um?

Então segura essa última bomba.

O melhor de tudo foi que a casa toda estava na cozinha. Certo?

Sentiram falta de alguém?

Daniel sequer apareceu no VT…

Esse é o BBB17…

Anúncios

101 comentários em “Leitura Corporal

  1. Sensacional! Pensei que so eu tivesse percebido as “falas” fora do contexto, digamos assim, e no sense da senhorita Gamba (muito boa essa sua tirada do Gamba}. Quando ela nao encontra argumento , joga qualquer M na conversa, para tirar o foco do tema sendo discutido, assim como o Marcos fez. Adooorooo seus posts. Obrigada

    Curtir

      1. Bom dia, fiquei mto triste hoje quando abri o REALLYTANDO e vi o que ela colocou duas fotas de EMYLLY E MAYALA amigas da filha de FATIMA BERNARDES DE WILIAN BONER sendo que a MAYALA ja fala e comemora a vitoria da irmã. Gostei do REALLYTANDO mostrar a cara do que é hoje o BBB que pena pq eu gosto de ver BBB não gosto da manipulação para vencedores perde a graça. DHOMINI lembro que as pessoas aqui fora vibravam qdo ele voltava do paredão e ALEMÃO também. Esses bbb até podem ter sido combinados mais não foi escancarado como o 17, de um tempo pra ca BBB ficou isso q vc mostrou um combinado, vcs lembram RAFINHA quase perdeu para GISELE que era uma planta sem vida. É ISSO AI ACABOU A DIVERSÃO ANUAL QUE ERAMTO LEGAL. BJOS e desculpem alguma coisa

        Curtir

  2. Que belo elenco temos nesse bbb17, nem votação aberta tá rendendo, todo mundo prefere ignorar e omitir suas opiniões. Êmilly mais marcos são os únicos que se preocuparam a criar um enredo e cativar um público pra votar pra eles ficaram, mesmo sendo um jogo cansativo pro público ver, ainda sim costuma da certo. O pior é que o povo não vai confronta-los e quando vai e eles jogam essa história de coitados, não sabem o que responder, como a Vivian por exemplo poderia ter saído nessa história por cima, pq emilly vive dizendo que são vítimas do outro grupo, mas são eles que sempre pegam o líder e indicam um do outro lado. E cadê Vivian confrontando Êmilly por ter armado o pardao dela com a Mayara?! Ou jogando na cara que eles combinaram votos pra colocar ela com o Manoel no paredão tbm?! Marcos veio dizer os trem da indicação da primeira semana, cadê Vivian falando tudo que ela achava dele e expondo ele pq ele ficou jogando a elettra no colo do ilmar sem dar o respeito pra menina?! Se for preciso se faz de coitada tbm, mas REAGEE pq se não fica difícil ganhar. E olha que Vivian já tem o perfil de campeãs de realitys atuais, nem tem que fazer muito esforço. O resto da casa tá igual como dizia a urach só come e caga, aí fica difícil querer acompanhar assim.

    Curtir

    1. Concordo mt biscoito, mas deixo meu pitaco

      quem era mais pro ativo, o publico foi eliminando. Mayara saiu pra vivian pq mayara era mais ativa. Elis, romulo, tds q sairam eram quem fazia algo.

      vivian ficou pq é a mosca morta la dentro da casa. Daniel e marinalva nem conta

      nos restou o casal q é ativo em criar VTS, mas sao duas pessoas bem difíceis de aguentar 5 minutos assistindo eles, e o resto da casa q se omite

      ta dificil esse bbb

      Curtir

      1. Concordo com os dois. Mas acho que já está na hora da Vivian colocar as “garrinhas de fora” e dar umas belas patadas no Marcos e na emilia, acho que assim ela ganharia respeito dentro e fora da casa.

        Curtir

        1. Pessoal, se vcs prestarem atenção, a Vivian replica. Ela diz algo do tipo: eu q tô na defensiva pq vc me colocou no paredão na segunda semana.
          Essa frase é abafada pelo Mamão, se n me engano, colocando panos quentes na conversa.

          Curtir

          1. Isso mesmo. Nesse momento que ela fala o Marcos começa a pular feito um idiota gritando que foi posto no primeiro paredão. Nesse momento eu não acho Vivian uma mosca morta. Muito pelo contrário, ela e Ieda são ainda as únicas a questionárem o trio, a diferença é que Vivian mantém o controle na voz e também corporal. Ieda é sempre mais ríspida, porém Vivian tem sempre argumentos melhores. Piloto esqueceu de mensionar a parte em que Emily fica exaltada e Vivian pergunta pq ela entrou na conversa e pq ela ficou tão irritada, quebrando assim a pose de galo de briga da guria mais nova.

            Curtir

  3. Bom Dia Piloto,fico com a seguinte opção:”VIVIAN estava jogando pra queimar o ILMAR”!!! ILMAR não fez por mal,na verdade ele fez uma brincadeira com Emily e não tinha noção que tomaria toda aquela punição.Tanto que ILMAR ficou chateadíssimo com a punição e,no final das contas,foi o mais prejudicado de todos,pois perdeu todos os privilégios do líder.ILMAR não tinha obrigação nenhuma de falar:”FOI MAL GALERA”,visto que ILMAR não agiu PREMEDITAMENTE,ele não planejou isso!ILMAR,MARCOS e EMILY estavam em clima de descontração e Emily pediu a Ilmar que pegasse o ocrtador de unha pra ele,então ele resolveu fazer a brincadeira.ILMAR nunca teve a pretensão de prejudicar ninguém com isso e,por isso,não tinha obrigação nenhuma de pedir desculpas a ninguém,até porque o pessoal do QUARTO AZUL resolveu isolar o ILMAR obedecendo às ordens do DITADOR ROMULO.Não acho ROMULO inteligente, considero ROMULO um SOBERBO q se põe num PEDESTAL para ser ADORADO E OBEDECIDO por seus fiéis tal qual come se fosse um DEUS.A prepotência supera a inteligência de ROMULO,inteligente mesmo é a Vivian que já fez o que fez e continua lá até hoje e o Rômulo saiu. Acho a VIVIAN na verdade uma VIVALDINA,SORRATEIRA,age na SURDINA, NAO DEIXA RASTRO! Ela eh PERIGOSISSIMA… Marcos e ILMAR ainda nao perceberam a LOBA fantasiada de CORDEIRA. Talvez seja pela profissao de ADVOGADA DO DIABO que ela consegue ser tao RASTEJANTE! VIVALDINA tem ODIO GRATUITO PELO MARCOS desde o inicio do PROGRAMA! Tanto que formou logo o PAREDAO MAIS INJUSTO DO BBB com MARCOS e FLOR, qquer um q saisse ali seria injusticado seja o Marcos ou a FLOR! Vivian conseguiu proporcionar a PRIMEIRA GRANDE INJUSTICA DESSE BBB! E CONFIRMANDO O ODIO pelo MARCOS ela tentou distorcer os fatos e induzir o TROGLODITA do DANIEL ao erro! Vivian nao aparece de frente, ela usa as pessoas! Da mesma forma q VIVIAN induziu MANOEL a ser VIOLENTO com Marcos e chegar ao ponto de jogar sujo pedindo a expulsao do Marcos por falsa agressao, com Manoel apoiado por Vivian. VIVALDINA também induziu instintos violentos no Daniel:. “Os três entraram aqui. Marcos e dos dois guarda costas e pediram para ir conversar com o Rômulo”. Daniel reclama: “Essas coisas só acontecessem quando eu não tô aqui. Mas não vai rolar pau, ninguém é doido de fazer uma loucura dessas. Bem, mas do Marcos eu espero qualquer coisa. É idiota demais”. Então VIVALDINA ri e se faz de SONSA: “Não entendi. Será que eles acharam que a gente ia pegar o Marcos de porrada aqui dentro?”.VIVALDINA quis provocar ILMAR pelo jogo e MARCOS e EMILY caíram na ARAPUCA da VIVALDINA,ILMAR preferiu não alimentar uma DISCUSSÃO IDIOTA que não levaria a nada,pois ILMAR tem a consciência tranquila,sabe que estava brincando com Emily, não agiu por mal e não deve nada a ninguém!

    Curtir

    1. claro q ilmar tinha obrigaçao de dizer “foi mal galera” mesmo q sem intençao, ele prejudicou td mundo.

      Pessoas foram punidas sem ter cometido erro algum

      vc vem aqui 30 vezes por dia chamar o romulo de ditador soberbo, mas vc quer a todo custo impor a sua opiniao usando palavras radicais e exageradas em caps lock

      vc fala q vivian tem odio, mas olha o seu discurso… cheio de… ÓDIO

      isso nao faz sentido

      Curtir

      1. Eu to abismada, como se já não tivesse que aguentar essa meninada , controlando TOTALMENTE o resultado desse BBB, ainda temos que aguentar a INVASÃO dos mesmos, em todos comentários que fizemos contra o triolixo..Oooo meu camarada, tudo bem vc ter sua opinião, pela qual totalmente DISTORCIDA dos fatos, as vezes acho que a Emilly está colocando um outro BBB no ar , direcionado só aos ¨fãs¨dela ..mas acordo cedinho, venho aqui me deliciar com o texto do Piloto, que dá a sensação que não é só eu e algumas pessoas q pensamos a respeito do jogo, e vc vem com esse TEXTÃO, falar um monte de asneira..OK OK cada um com sua opinião, mas aqui se puder,não invadi não fio, mas caso não consiga, ao menos , MENOS…e MENOS…

        Curtir

        1. Simples, quando vir o meu nome, basta nao ler o que escrevi,vc nao eh obrigada a me ler, e eu não sou obrigado a ter a mesma opiniao q a tua e nao faco questao nenhuma de q alguem concorde comigo!Simplesmente essa eh a minha opiniao! Nao vivemos em um pais MUÇULMANO, nao tente por uma BURCA nos meus pensamentos,ou quere me DEGOLAR devido a sua intolerancia com quem tem a opiniao diferente de vc.Não invandi nada,nao existe de debates de OPINIOES IGUAIS,nao quero mudar a sua opiniao sobre o BBB, ou q vc acha de seus participantes,somente tenho o direito de ter minha propria opiniao sobre o que vejo,se eh distorcida pra vc,otimo,mas continua sendo a MINHA OPINIAO! Como eu disse antes,se vc nao gosta,basta nao ler meu TEXTO,mas se vc for MASOQUISTA e quiser le-los,nao corte seus pulsos,por isso, valeu?

          Curtir

          1. l. mesquira
            se vc não percebeu ele é o dono, adm, do blog, e posso garantir um dos mais respeitados, principalmente pela liberdade de expressão respeituosa dos comentaristas, eu e muitos q raras veses comentamos, marcamos presença diariamente porque alem da cultura, gargalhamos com as tiradas por veses sarcasticas e bem humoradas

            Curtir

      2. Essa garota vive aqui falando mal da Vivian. Até parece que a miss é esse monstro que ela tenta pintar. Por favor, gostaria muito que vc transcrevesse iPod literis o discurso da Vivian para a eliminação do Marcos. Eh verdade que ela chamou o doctor de tarado? Acredito que essa palavra ela não falou. De qualquer maneira, se puder nos dizer o que foi dito ficaria agradecida. Ah! No bloco reallytando há fotos que mostram amizade da Mayla c a filha de Willian Bonner. Para quem não sabe, a filha de Willian está trabalhando na produção do BBB. Lembra do ex BBB Matheus( que ficou com a cacau na edição passada?) Ele já declarou por vezes sua torcida por Emily. Ocorre que Mateus foi apontado como namorado dessa filha de Bonner. Os dois foram vistos curtindo festas juntos. E os três(mayla, Mateus e a filha de Bonner tb já curtiram festas juntos). Preciso dizer mais alguma coisa ou vcs entenderam tudo?

        Curtir

    2. “VIVALDINA estava jogando pra queimar o ILMAR,assim como jogou para QUEIMAR O MARCOS no caso do TARADO”!!!Acho que VIVALDINA quis criar um factoide por uma coisa boba que ela mesmo sabia que não foi proposital,assim como sabia que,na verdade,o olhar de MARCOS não era proposital de tarado,mas era uma forma que VIVALDINA achou de jogar e tentar eliminar um adversário FORTE.VIVALDINA está jogando e foi provocar ILMAR,achando que ele deveria ter pedido desculpas pela punição.VIVALDINA estava “JOGANDO” e queria por LENHA NA FOGUEIRA?Claro que ela sabia que não foi proposital,mas queria jogar o resto da CASA CONTRA O ILMAR,da mesma forma que jogou a CASA contra o MARCOS o acusando de TARADO.Perceberam como a ADVOGADA DO DIABO age?

      Curtir

    3. Pedimos desculpas exatamente quando cometemos um erro não intencional,nos arrependemos e nos desculpamos.Quando fazemos propositadamente,aí sim não tem pq nos desculpar.Esqueça o Rômulo,ele já foi,e quanto a Vivian não vejo nada do que vc diz,na sua ancia de defender seu preferido vc está viajando, fugindo dá realidade.

      Curtir

    4. Foi premeditado SIM. Ela queria uma pinça q estava no quarto e ele disse q ñ iria com ela pegar. Ela como sempre muito chata insistiu e ele pediu para o Marcos virar para ele e disse: eu vou lá com ela, vou sair e deixar ela presa no quarto e FEZ. ELE SEMPRE SOUBE QUE Ñ PODERIA DEIXÁ-LA SOZINHA LÁ.
      Marinalva SEMPRE põe a pilha errada em polêmica.
      Sobre esse trio espero que: Marcos e Ilmar sejam os próximos a sair e que a deslumbrada fique com o 4º lugar e $em nenhuma grana. [DESEJO MUITO]

      Curtir

    5. Só um conselho….esse BBB não esta fazendo bem a VC seja quem VC for…a primeira grande injustiça do BBB hj esta mais do que comprovada que foi a eliminação da Mayara…ela estava certa ..marcos é um machista escroto que trata as mulheres com total falta de respeito..vide ter chamado a elettra de prostituta por conta de suas roupas e piercings….as duas perceberam de cara quem marcos era…nós…quer dizer eu, e 80% das pessoas que torciam por ele só vimos isso ao longo do programa…só em VC chamar Vivian de sorrateira demonstra que esta em surto assim como o doc….a chame de planta..de lesada…diga que não apresenta perfil nem conteúdo de campeã….mas sorrateira? ….kkkkk….Vivian só se deu mal nesse jogo justamente por se aproximar das pessoas sem nenhuma intenção… Vivian esta ali sobrevivendo como pode….sua melhor amiga saiu…seu namorado saiu..seus aliados saíram e ela ta ali…nem por isso armando…nem por isso mau humorada…esta vivendo o programa …faz fofoca dos outros participantes assim como fazem dela…mas se diverte nas festas com todos…não reclama da comida, não se vitimiza…essa Vivian ardilosa só existe no surto psicótico dos emilifas…e sim, Ilmar tinha obrigação de explicar o que aconteceu e se desculpar, pq ele cobrou isso do Pedro qdo receberam punição…tinha que dizer foi mal galera…independente do jogo estão convivendo ali e não podem prejudicar o outro sem ao menos se desculparem…tanto que para Emily e marcos ele se desculpou.. Só que como Vivian disse não estão ali sozinhos.

      Curtir

  4. Sobre Marinalva : ela teve uma “atuação” mais forte no episódio ao dizer que “Ilmar fez de propósito” ( o que não é verdade, acho que ele não afrontou, ele babaqueou mesmo). Justo ela, justo para Ilmar que é a pessoa que mais a considera ali dentro. Ela é a última pessoa em quem ele votaria do outro lado, salvo Vivian, talvez. A mesma Vivian que Daniel já disse que protegeria em detrimento da “grande amiga de primeira hora”, Marinalva.

    Curtir

    1. Discordo da Bibi (e também do Piloto nesta parte). O Ilmar “fez de propósito”. Ele “falou” para o Marcos que ia trancar a Emilly e sair correndo. O Marcos concordou e incentivou o amigo babacão: Vai lá, vai lá.
      A Emilly “alertou” o Ilmar que não podia ir sozinha no líder ou tomariam punição; que era proibido.
      Ilmar “sabia” que era proibido e que teria punição. Ele fez “de propósito”, foi má fé, sim.
      Só não esperava que a punição fosse tão severa. Mesmo assim debochou qdo recebeu o aviso: -Foda-se, que são 500 estalecas?
      E Marcos desdenhou qdo o amigo perdeu o quarto do líder: -Grande coisa…eu choraria se perdesse o poder de indicar alguém.
      Mas a votação já foi, então que se dane – completou Ilmar.
      Nesta altura do campeonato não importa mais (tomar punição). – concluiu o médico. E ainda disse que continuaria a cometer infração.
      Então … como Ilmar não precisaria se desculpar? Óbvio que sim. Era o mínimo!!! Mas educação, respeito e consideração passam longe do trio.
      Se acham os engraçadinhos (os outros é que são mau humorados).
      Se acham os perseguidos (todos votam neles …e eles, votam em quem?)
      São os únicos que tem uma “amizade verdadeira” (os outros são falsos entre si).
      São os únicos que pensam sozinhos (os outros são manipulados pelo Rômulo).
      Só sei de uma coisa: São os mais insuportáveis da casa!!

      Curtir

      1. Magah,
        Você está certa. O lance todo combinado e proposital. Os dois combinaram.
        A essa altura do jogo o trio não faz nada que não seja intencional. O objetivo deles é “causar”, atropelando as regras e aos outros moradores da casa. A verdade sem floreio é que eles não tem senso de coletividade e querem os holofotes a qualquer preço. Sabem que isso rende VT’s, postagens, material para as edições, trend tops, e os mantém em evidência. E isso não é uma suposição. São afirmações do próprio Marcos. As dicas do TL, os resultados dos paredões, o protecionismo escancarado da produção, muro, e otras cositas más – tudo isso os autorizou a abrir mão de todos os freios.
        Parece que Marcos ficou traumatizado – deve ter mexido com os fantasmas dele – desde que a Emily disse que ele não a faz gozar. Desde esse dia, não vimos mais movimentação de edredom. Porém, deste então ele está ainda mais aficionado e entorpecido com o papel de grande estrategista. Perdeu o “timer” completamente. E se ele diz que vai encurralar a Produção, certamente tem motivos para fazer essa afirmação.
        Do meu ponto de vista, as punições não passam de uma cala boca – tanto para a torcida aqui fora que cobrou publicamente um posicionamento em relação a esse protecionismo descarado, quanto para o Marcos , que anda falando de mais. Esse narciso está ficando extenuando,cada vez mais encantado consigo próprio. MAs a lenda diz , que Narciso foi transformado numa flor e a ela são creditadas propriedades entorpecentes devido a substâncias químicas que exalam.

        “Os Narcisos plantados nos túmulos simbolizavam a morte apenas como um sono, que floresceria na primavera. O narcisismo, que tem o seu nome derivado de Narciso, ambos derivam da palavra grega “narke”, entorpecido, de onde também vem a palavra narcótico. Assim, para os gregos, Narciso simbolizava a vaidade e a insensibilidade, pois Narciso era emocionalmente entorpecido às solicitações daqueles que se apaixonaram pela sua beleza. ”

        Alguma semelhança com o BBB?

        Curtir

      2. O verdadeiro “Baobá” desse BBB se chama Marcos. Coloca-se acima do bem e do mal. Menospreza e afronta a todos – inclusive a Produção. Cresceu. Tomou conta do planeta. Que se virem com o mostro que alimentaram.
        Surtou completamente depois que venceu Rômulo no paredão – aquele que ele considera uma das três pessoas mais inteligentes que ele já conheceu. Certamente as duas outras de vem ser Ele e Emily. Mas o mais provável mesmo é que seja ELE E ELE.

        Curtir

  5. ótima leitura. Cada um tomando seu papel ali. Toda casa ali menos o Daniel que devia estar vendo a grama crescer. Só esqueceu de dizer que a última palavra mesmo foi do Rômulo, quando longe de todos foi explicar pra Vivian por que não entrou na conversa e a defendeu.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Então Piloto, eu estava de férias, pouquissimo BBB que só via por seus textos e não comentava pq o 4G tb tirou férias, o 3G entrou em greve,e acabei descobrindo que existe 2G… enfim ao que interessa…Esse BBB é o BBB da preguiça, Emilia e seu Doctor numa mistura de 50 tons de qq cor onde um bate o outro afaga num jogo ferrado de desconstrução mutua, Ilmar que só não está na sombra dos laranjais pq ali não tem laranjeiras… O resto da casa é tão sem iniciativa que é previsivel. Daniel (quem é??), Vivi (náo consigo gostar dela), Ieda dando uma de Cesar afirmando aos ventos que joga sozinha e Marinalva que muda de discurso como um antigo personagem de Jo Soares que não tinha qq idéia própria… Inicialmente comprei o jogo do Doctor (que não se manteve), admirei Emilia até perceber que seu discurso não corresponde aos fatos. Doc jogou fora o prêmio, ela está em vias de… agora o restante da casa merece o prêmio?? Penso que nenhum dos que ali está merece exatamente R$ 1,99! O que penso é que os participantes desse ano estão nivelados com o apresentador e a produção, não voto mais nem em enquete. Cansei de ler o indesculpavel justificado tipo a pouca idade da Emilia não pode ser desculpa pra seu maucaratismo egoico, esses dias li que o Doc estudou demais pra ser quem é (??) e que agora estava tendo uma adolescência amorosa tardia por isso sua insegurança… A projeção que fazemos nos reality shows é o que mantém o grau de interesse, não enxergar o óbvio ululante é um claro sinalizador do pq estamos onde estamos.

    Curtir

  7. Bom dia piloto! Adorei seu post, só discordo quando vc diz que não foi de má fé e sim um descuido o fato da Emilly ter ficado sozinha no QL. De fato Emily não teve nenhuma culpa, e mamão não agiu de má fé, porém ele sabia que se deixasse a Emily ou qualquer outra pessoa no QL sem a presença dele, poderia tomar punição, portanto não foi um descuido e sim mais uma brincadeira em que mamão com a aprovação de Marcos, acreditou que a produção deixaria passar em branco mas a produção não deixou e todo o resto a gente já sabe. Na minha humilde opinião acredito que Ilmar deveria sim ao menos dar uma explicação ao resto do grupo uma vez que todos foram punidos juntos.

    Curtir

  8. É bem por aí mesmo. Vivian trouxe um assunto em pauta, o qual ela estava coberta de razão: as cagadas são individuais mas as punições são coletivas. Emily, no alto da prepotencia, tentou levar o assunto pra outro lado e foi apoiada por Marcos(que mudança de conduta do cara, antigamente ele teria repreendido a sua princesa).
    E Daniel estava no jardim fazendo fotossintese…

    Curtir

  9. Já perceberam que árvore que mais se destaca, é a que leva mais pedradas?.A propósito! Daniel,Ieda e Marinalva continuam dentro da casa mais vigiada do Brasil??

    Curtir

  10. Muito bom! Muito Bom!
    E como o corpo fala! O gestual é tão significativo quanto aquilo que está sendo verbalizado. E pode reforçar ou contradizer o que está dito.
    Embarcando nessa onda da linguagem não verbal como parte da comunicação e do discurso, desde ontem estou matutando que aquela armadilha no meio da grama pode ser trazida para a observação dessa outra forma de comunicar cheia de simbologia e significado.
    Marcos, sempre tão exageradamente teatral, vem falando diretamente com o público de muitas formas. Agora resolver falar através da tal caixa vermelha . A caixa é uma armadilha , é vermelha, e serve para pega gambás . Mera brincadeira para gerar VT’s ou material ail para a edição? Penso que não.
    Marcos seria o caçador , os gambás são os moradores da casa, que ele chama de tolos e com inteligência limitada, incapaz de arquitetar um jogo de reação. Verbaliza todo o tempo que vai pegar um a um. E haja pressão pra cima deles na despensa. Haja esforços para coopitá-los no afã de provar que ELE está certo. A simbologia das cores é repleta de significados. Nesse caso, seria um sinal vermelho para todos os capturados.

    Curtir

  11. Muito interessante e super inteligente esta sua análise…estou impressionado com este post.
    Eu adoro fazer leitura corporal… chegamos a muitas conclusões sobre a personalidade da pessoa.
    A “gambá ” cacaca é a descrição precisa da sua personalidade e é assustadora de se ver.
    O doc é um estrategista, se preparou e muito para agir como age no RS. O lado emocional dele é fraco isto é notório quanto a sua “dependência ” com a “gambá “.
    Por esta razão ele é tão “chato” e exigente, querendo que seu par siga suas “regras”.
    O perfeccionista e inteligente é desse jeitinho.

    Parabéns piloto, todos Brothers foram bem observados, analisados e descritos por você.
    👏🏼👏🏼👏🏼
    Que tal fazer uma análise de um certo comentarista que passa diariamente e diversas vezes por aqui?
    Rsrsrsrsrs… a gente agradece.

    E vamos nos “deliciar ” com os comentaristas de plantão… aqueles que não são ” fanáticos e cegos “.

    Curtir

    1. Toda a linguagem corporal de Marcos, especialmente desde o dia do último paredão merece um olhar mais demorado, uma postagem porreta.
      Aquela cena patética , deprimente e risível, eivada de tantas contradições, quantos os sentimentos contraditórios que ela provocou; o olhar injetado, a “caça às bruxas” que ele empreendeu, afixação mórbida por se auto afirmar com o fodão, o senhor absoluto do jogo, é de uma expressividade e significação brutal. Fosse eu da família imediata, o arranca da casa do BBB urgentemente antes que ele surte completamente.

      Curtir

  12. Pra mim a produção vacilou quando Marcos perguntou pra Emilly se tinha alguém na casa
    que ganharia dela. Ela nem pensou pra responder. Daí ele decidiu o vencedor, e quem ficaria pra final e bla bla….
    A produção deixou passar e ele aproveitou pra comandar. Faça-me o favor, quem é que escolhe o ganhador?
    O participante, a direção do programa, as torcidas, o publico?
    Deram muita linha na pipa, e aqora ter que puxar de uma vez…pode estancar.
    Texto perfeito, fiel aos fatos, bem humorado, e com leveza.

    Curtir

    1. Bandys, na verdade a produção não deixou passar em branco. Terça-feira passada o Tiago perguntou ao trio se eles já enxergavam um possivel vencedor dentro da casa. A pergunta foi maldosa e proposital. Aliás, desconfio seriamente que o doutor pagará bem caro por ter desafiado a produção.

      Curtir

  13. Piloto, que delícia este blog! Seus posts são sempre certeiros – acredito que agora você está tirando leite de pedra pra criar pauta. E sempre consegue pescar algo, mesmo nesse mar parado. Mas ainda assim recheado de mensagens subliminares dos participantes, que você conseguiu traduzir muito bem.

    Sempre lia os posts, mas não tinha tempo de ler todos os comentários – e menos ainda comentar… Mas depois que vi o time de comentaristas me animei. Como é bom debater com gente inteligente… (com pouquíssimas exceções, hehehe). Sou muito zoada por meus amigos por acompanhar BBB. Nenhum deles se interessa e tampouco entendem porque eu faço isso. Também às vezes me pergunto… mas continuo sendo curiosa com o que o ser humano. Mal da profissão…

    Achei perfeita sua leitura da linguagem corporal de cada um nesse episódio! Só queria ponderar uma coisa: quando você diz que Ilmar não agiu de má fé. Concordo. Pode não ter sido má fé. Mas não foi por simples descuido. Na minha opinião, o que o levou a fazer mais uma trolagem idiota foi o fato de que, tanto ele como o doutor, não se importam nem um pouco com regras – incluindo aí regras de conduta.

    Alguém lembra que em algum momento Ilmar propôs um “motim” caso a produção fizesse alguma coisa? Nem lembro o quê, mas do fato lembro bem. E nos últimos dias o doutor está escancaradamente desafiando a direção – que, inclusive, foi o motivo maior das outras medidas do “castigo”. Para o Ilmar foi a perda de estalecas do grupo e a expulsão do quarto do líder. Não ter foto da família, nem festinha depois do paredão e o cancelamento da festa de quarta-feira foi por conta da imponência egóica do doutor.

    No caso do Ilmar, ele avisou ao amigo que iria fazer. E sabia sim que não se pode estar no QL sem o líder. Simplesmente quis, mais uma vez, desafiar o programa. Das duas, uma: ou é arrogância ou infantilidade. Em qualquer um dos casos, lastimável. Mais lastimável ainda a soberba ao não se desculpar com o resto dos participantes. Quando foi anunciado, logo depois, que todos perderiam 500 estalecas, ele disse: “O que são 500 estalecas? Não é dinheiro meu mesmo, tô nem aí” (não literal, mas a ideia é essa).

    Muito boas duas observações de MN M: sobre a linguagem corporal do Marcos nos últimos dias – e também fico pensando em como deve ser aflitivo para sua família a impotência diante de suas atitudes – e sobre a “caixa vermelha”. Não tinha feito essa leitura, mas é bem interessante.

    Como é bom debater – mesmo que um Big Brother – com gente inteligente! E a cada post gosto mais do piloto que dirige esta aeronave!

    Curtir

    1. Eles estão confinados. Uma experiência além da nossa compreensão. Mas acredito que a ocasião não faz ninguém. Só expõe e revela. Nós, os observadores , deveríamos tentar manter um mínimo de sanidade e isenção, não é verdade? Leio cada coisa por aí….

      Curtir

    2. É essa curiosidade que me impele – sempre gostei de bisbilhotar o humano.

      Passa-me a forte impressão de que Marcos está ali como uma forma de provar uma teoria, testar um experimento: montou um personagem com todos os ingredientes,que ele estudou minunciosamente, necessários para ganhar o BBB. Segundo ele , o vencedor tem 17 características infalíveis. E funciona. O personagem parece sob medida para tampão de um monte de buracos afetivos dos fanáticos por mocinhos com um quê de vilão e jogadas mirabolantes. Sabe aquela pessoa que vive perdidamente apaixonada por alguém? Sai de uma relação- real ou imaginária, saudável ou destrutiva, e não consegue ficar sem o ópio da paixão? Mal sai de uma relação já engata outra? Na verdade, ela não se apaixona exatamente por alguém, e sim pelo prazer e dor , adrenalina e dopamina- sentimentos fortes e extremos trazidos pela condição de “apaixonamento”.
      Assim é o público extremista de BBB. Basta alguém com potenciais características de mocinho, caem irremediavelmente de amores. Está montado o enredo. Haja devaneios, tratados , endeusamento. Tudo é tão extremista, que nem mesmo uma mãe – representação do amor mais genuíno e, incondicional que existe – seria capaz de uma defesa tão apaixonada e fantasiosa.

      É ou não é uma prato cheio para quem gosta de observar o humano?

      Curtir

      1. Ô, se é um prato cheio! Não apenas os que estão lá, mas também a população aqui fora. Nunca consegui realmente entender o que leva uma pessoa a defender tão ardorosamente alguém que conhece há poucos dias – e pela televisão! Já li que as mais ardorosas montam fã-clubes e que após a saída dos participantes, dão presentes (às vezes caros), bancam festas, fazem arrecadação de dinheiro… Não é uma loucura, MN M? E nem são jovenzinhas apaixonadas; há senhoras que enlouquecem também… Mesmo que fossem apenas adolescentes, eu também já fui uma e nunca tive esse tipo de sentimento platônico por alguém que não conheço… É muito louco. Mas, pra mim, é intrigante e instigante tentar (mesmo sem conseguir) compreender este tipo de comportamento da nossa triste sociedade…

        Concordo que alguém mais esperto já entra no programa com sua lista de ações para conquistar este público. Mas também é muito louco, não? Principalmente se tratando de alguém que tem tanto a perder – e que arrisca isso por: vaidade? personalidade egóica? carência, de algum tipo? Acho que vemos BBB pelos mesmos motivos, hehehehe….

        Curtir

        1. Infelizmente aquelas que protagonizam as cenas mais “acaloradas”- para ser elegante – ardorosas e extremistas, são as senhoras com mais de 60 anos. Para as adolescentes podemos dar um desconto. È a época dos arroubos. Estamos usando os termos intrigante e instigante quase como um eufemismo. As pessoas entram num mundo paralelo. Parecem estar sob o efeito de narcóticos.
          Marcos precisa ser retirado da casa do BBB. Está ficando feio. Se eu contar a última que trouxeram à baila para justificar a cena canastrona no último paredão você não vai acreditar. Os enredos sem pé , sem corpo e sem cabeças das novelas são mais críveis.

          Você viu uma comentarista que entende de marketing dizendo que a página dele é cuidado por profissionais? Tudo cuidadosamente planejado.

          Curtir

          1. Fui eu, hehehe… Não sei se outra pessoa também reparou no twitter dele, mas trabalho em várias áreas da comunicação, inclusive gerenciamento de midias sociais. Está muito bem feito, posts com “máscaras”, fotos com tratamento, montagem em corel… Pode até não ser uma agência, mas quem faz entende do que está fazendo. Nem sei se os dos outros participantes também são assim, não tenho saco de ficar indo a twitter. Só fui no dele porque estava quase apostando que o marketing do rapaz tá bom…

            Agora fiquei curiosa…….. Como justificaram a cena patética do “ajoelhamento”???

            Curtir

  14. Desconheço todos os motivos que leva alguém a querer participar do BBB. Tampouco todos os critérios usados por quem seleciona os participantes. Parece-me que uns estão ali para chamar a atenção para uma parcela da sociedade mais ou menos esquecida e relegada. Imagino ser esse o motivo da Marinalva. Ela quer mostrar que uma pessoa amputada é uma pessoa íntegra, no sentido de inteireza, que pode ter uma vida normal, ativa e participativa. Se eu for vê-la com esse olhar, acho que ela está sendo coerente com os seus objetivos. Dan, é notoriamente tímido – Marcos jura que ele não gosta de mulher – mas de concreto mesmo é que ele se mostra avesso a confrontos. Ieda, por mais ativa, jovial e elegante que seja, para os seus 70 anos, não vai jamais ser tão “descolada” em termos de pensamentos e atitudes quanto uma garota descobrindo e experimentando o mundo. Rômulo teve todos os holofotes voltados para ele de forma pejorativa. Querendo ou não a carga de estar ligado ao Itamaraty, à política, desperta uma rejeição automática sem filtro. Sem teorias macabras de que Rômulo é um ser que usa a inteligência para o mal. É fantasiosa e maldosa tal afirmação. Acredito tão somente que aquele não é o habitat dele. A menina Emily, considera pela vastíssima maioria como o imenso “Baobá” do BBB 17(Exupéry – Le Petit Prince), a erva daninha, um toque de Midas às avessas. Menos, menos, menos. Emily é ególatra, sem filtro, mimadinha, tem comportamentos altamente questionáveis, é fato. Mas é tão óbvia, que só engana até a página dois. A partir daí ela não consegue enganar a mais ninguém. Marcos e Ilmar sabem muito bem quem é ela. Ambos já a expuseram à exaustão. Ilmar só parou depois do muro que dividiu a casa. Naquele momento ele reviu e resetou todo o seu jogo. Marcos parou depois da entrada de Elettra na casa. Nenhum dos dois é inocente, menos ainda manipulado pela ninfeta. Eles se assemelham, de muitos modos, servem bem ao propósito um do outro. Ilmar, para mim ainda é mais ou menos uma incógnita. Quem é ele? O chato inconveniente das primeiras semanas, o amigo sem filtro? Ou vê os demais com o mesmo desprezo que o Marcos? Seria apenas alguém imaturo e de bom coração? Ou mum misto de tudo isso? Pare-me o mais factível ( provável). Marcos, quer você concorde ou não, é o verdadeiro manipulador, o cabeça do trio, manipulador e articulador. Montou cuidadosamente o personagem sob medida para ganhar o BBB. Não tem nada de espontâneo nele. Tudo é cuidadosamente calculado, como num jogo de pôquer . Achou que anos de análise seriam suficientes para garantir a coerência do enredo. Porém ele tem uma necessidade assustadora de aceitação e domínio. Exige que tudo e todos gravitem em torno dele – produção, aliados, oponentes, enredo, holofotes. A sua extrema vaidade( egolatria mesmo), o levou a aliança com a Emily – sua versão feminina mais histriônica e óbvia- contraditório, teatral, deixa escapar sérios problemas existenciais. Talvez mais 30 anos de análise ajudem. Não acho que ele é do “mal”, não me permito esse tipo de julgamento. Jamais tecerei qualquer comentário sobre a sua vida aqui fora. Mas ele foi lá pra se expor e se expos de um modo que ficou completamente nu e cru. Não gosto do que eu vejo. Acho desleal, sem graça, maldoso e principalmente desrespeitoso, inclusive com ele mesmo, com a imagem de profissional que construiu, com os valores familiares que recebeu. O que ele nos diz é que vale tudo para ganhar R$ 1.500.000,00 e se afirmar como o Grande estrategista e Protagonista do BBB17. Esse jogo em decididamente não aplaudo.Não coloquei Vivian nesse balaio, porque vejo nela um diferencial. Para mim, ela é em muito a mais adulta, a mais equilibrada. Que inteligência emocional! Não é afeita a embates, não levanta a voz nem perde a classe, mas é assertiva e pontual. Sugiro a leitura da postagem de hoje do “Rabiscos da Eva” sobre a Vivian.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Peço desculpas, pois o meu teclado está com problemas, e vez por outra trunca a concordância, e ao invés de uma palavra no plural , sai no singular, ou palavra parcialmente “comida”. Mas não altera a essência do texto.

      Curtir

      1. MN M, perfeita a sua análise! Concordo com absolutamente tudo, principalmente em relação à Emilly. Quem, um tiquinho mais perspicaz, compra a ideia de que uma menina como ela seria capaz de “manipular” dois homens adultos, que já conviveram (acredito) com outros adultos tão ou mais ardilosos (palavra “da moda”, hehe), seja em relações pessoais mas (quem trabalha sabe…) principalmente nas relações profissionais? Ou superestimam a capacidade de esperteza e maldade da garota ou subestimam a inteligência emocional dos dois homens. Talvez a segunda hipótese talvez até seja aceitável no caso do doutor (pelos motivos que você listou e com os quais concordo). Mas não acredito. Ele pode ser emocionalmente infantil, mas não é ingênuo. Emilly, em sua artimanha de sedutora de bons partidos (e é nisso que se concentra sua “maldade”) é igual a muuuuitas garotas nem-nem que miram jogadores de futebol, cantores sertanejos, herdeiros playboys etc. O próprio doutor já justificou sua solteirice às oportunistas que passaram por sua vida. Então conhece, né? Como pode “ter se deixado enganar”? Já queria ter escrito sobre a obviedade da “maldade” da Emilly, mas me deu uma preguiiiça…

        Concordo também em relação à Vivian. Nesta última semana me surpreendi ainda mais quando a vi falando que tocou violino profissionalmente em uma orquestra em Manaus. Uma menina de 22 anos (na época) que passou de primeira pela prova da OAB é, no mínimo, dedicada ao que objetiva. Inclusive no programa. Penso que essa pecha de “planta” muitas vezes se refere apenas a quem não parte para o confronto direto, para o barraco. Quando algo a atinge, Vivian se posiciona – e com extrema leveza, educação e objetividade. Gosto dela. Talvez ela não tenha produzido “enredo” para o público-sofá e o público-teen… Mas hoje é quem ainda consigo ouvir ali.

        Curtir

        1. Patrícia,
          Hoje eu trouxe para reflexão um pouco de mitologia grega – especificamente a fábula do narciso, porque cai como uma luva nesse enredo BBB.
          Alguns aspectos que eu gostaria de destacar.
          1- Foi o seu desprezo pelos outros que o derrotou;
          2- Narciso encantou-se com a própria imagem;
          3- Na mitologia grega tudo o que estava acima da medida, acabava se transformando em algo assustador ;
          4- Narciso foi transformado numa flor e a ela são creditadas propriedades entorpecentes devido a substâncias químicas que exalam.

          Assim eu vejo esse BBB. As pessoas parecem estar entorpecidas. Todos nós, conhecemos e , convivemos diariamente com pessoas manipuladoras. Nenhum de nós é inocente em relação a isso. Agora querer atribuir a Emily, uma alpinista social deslumbrada egocêntrica, poderes quase sobrenaturais – e olha que eu já li muita gente dizendo que ela de fato usou as forças da profundezas do mal, para enfeitiçar o Marcos. E não era retórica, nem força de expressão – é …. estar fora da caixinha.

          Observando tantos jovens sem rumo, Vivian me enche de orgulho. É uma jovem bonita no mais pleno sentido da palavra beleza. Bela, leve, com uma inteligência emocional invejável, serena, plácida, alegre, feliz, articulada, vencedora de várias Olimpíadas de Matemática, advogada aos 22 anos, passou na prova da OAB, com habilidades de musicista. Um encanto de garota. Assertiva sim. Quando necessário, toma as rédeas da situação e enquadra quem tiver que enquadrar, sem elevar a voz, nem se perder no discurso vitimista. Todos ali gostam da Vivian. Mesmo Emily a admira.

          Curtir

          1. Sim, eu li sua analogia sobre o mito do Narciso, é bem adequada mesmo… Também tenho essa impressão da Vivian. Não sabia que ela tinha vencido olimpíadas de matemática. Porreta, a garota…

            Curtir

        2. Patrícia,
          Sobre a sua pergunta: o que eu vejo é isso:

          Faz parte do texto. Aproveitar cada segundo do ao vivo para fixar a sua imagem na mente do público como uma pessoa humana, do bem, generoso, perdoador, catalizador, coração “bão”.Marcos realmente admira a inteligência do Rômulo. A diferença é que é uma admiração com desejo de sobrepujar, de vencer, de provar para si mesmo que ele consegue ser ainda melhor. Quer convencer a todos – aqui e lá- que o “grande amigo” usa a sua inteligência a serviço do mal. Foi uma cena histriônica e decadente para o ao vivo. Queria mostrar à sua imensa torcida o quanto ele é bom e magnânimo. SQN. A mensagem é: vocês estão vendo? Mesmo ele tendo deixado de ser meu amigo, dito tudo o que pensa a meu respeito no “face to face”, vejam o quanto eu sou magnânimo e generoso. Ele desistiu de mim e me abandonou. Eu, humildemente, me curvo diante dele, porque tenho bom coração e não desisti dele, meu irmão, meu amigo. Como se não bastasse a ceninha deplorável, ainda se arvorou de conselheiro do Rômulo, insinuando que ele não sabe lidar com poder. Apenas alguns minutos depois ele chamou o Rômulo até de macabro, pessoa do mal. Foi o ápice do jogo de cena.

          Curtir

  15. Piloto, parabéns! Seus textos são ótimos! Perfeitos. Eu sempre lia os blogs, mas nunca comentava e como disse Patricia, o time de comentaristas, com algumas exceções, é tão bom, que a gente sente vontade de participar! Abraços!

    Curtir

  16. Piloto, eu vi toda a cena da brincadeirinha de Ilmar que culminou com a deposição do rei Mamão do quarto do líder. Emilly estava insistindo para que Ilmar abrisse o QL para ela pegar uma pinça. Caningou tanto, que o líder aceitou fazer a vontade dela, não sem antes combinar com Marcos deixá-la trancada. E assim fez. Ela não teve culpa de nada. Acredito que a produção abriu a porta. Portanto, não foi um descuido, foi proposital. Todavia tratou-se de uma brincadeira , Brincadeira arriscada, pois sabiam da proibição. Adorei ver o trio expulso do quarto real… Ai, como estou marvada! Abração.

    Curtir

    1. Oi eva,
      sim, o pessoal ta comentando sobre ter sido uma brincadeira e proposital, mas acho q o importate é q nao era proposital gerar puniçao pra tds da casa

      nao vi essa maldade no trio

      so q nao custa dar uma satisfaçao pros outros moradores, visto q foi algo q afetou a todos

      Curtir

  17. Essa cena foi bizarra demais hahahha Fico morrendo de vergonha alheia desses argumentos que o povo(principalmente o trio) usa. Qual a dificuldade do ilmar em pedir desculpas por uma merda que ele fez que afetou a todos? nada a ver ainda debochar da menina que estava certa na cobrança. Ele ta perdendo cada vez mais pontos comigo(mas ainda gosto dele)…
    Mas na verdade já to quase torcendo pra Vivian só pra assistir o tombo do Marcos que ta completamente insuportável com seus teatrinhos…ele parece ja ter certeza que tá no grupo vencedor e ta lidando com isso de uma forma ridicula, até a Emilly tá mais sensata e pé no chão que ele. Será que num paredão Marcos e Viviam ele sai? Seria lindo o momento mastercard

    Curtir

      1. Piloto, o que dizer desses dois que já não tenha sido dito?
        Eles formam a parceira perfeita.
        Abomino o comportamento de ambos. Se as torcidas não estivessem tão entorpecidas pela flor amarela na qual transformou-se o narciso, nenhum dos dois ira para a final.
        Mas o cérebro pensante , o mentor desse trio e dessa aliança é o Marcos. Por mim ele teria saído no paredão com Rômulo.
        O ser humano é complexo o bastante, para um confinamento render . O que estraga tudo são as torcidas fanáticas e, e a interferência da Produção. Isso desequilibra e engessa o jogo. Os mais contidos ficam com medo da exposição e da rejeição pós BBB.
        Emily é só uma menina espertalhona, que quer se dar bem na vida trilhando o caminho mais fácil.
        Indiscutivelmente entre os dois Marcos é muito mais repreensível, porque faz um jogo de enganação, joga de forma desonesta com os outros participantes. Inclusive com a ficante e com os amigos. Se eu votasse, jamais , nunca, em tempo algum eu votaria no Marcos para vencer o BBB. Não precisa ser um jogo de policiamento e do politicamente correto. Mas um mínimo de lisura cai bem.

        Curtir

      2. Acho que a Emilly ficaria num paredão entre as duas, a torcida dela é louca demais, tipo clanessa, maquinas de votar… e o Marcos já perdeu torcida demais, acho q não teria muita relevancia. Só acredito numa derrota da Emilly na final, acontecendo tipo o que aconteceu com a Amanda no bbb15.
        Num Paredão Vivian x Marcos acho que tem mais chance dele sair…Ele já ta sendo tostado na edição e tenho esperança que o grosso da torcida da Emilly, que já ta cansada do Marcos tbm, fique de fora dessa votação.

        Curtir

        1. mas acho q a torcida da emilly nao votaria pra tirar o marcos, acho q a torcida da emilly simplesmente nao votaria num paredao marcos x vivian

          ja num paredao emilly x vivian, tem chance da torcida do marcos se juntar e votar na emilia

          mesm emilly tendo 80% de vencer esse paredão, eu me agarro aos 20% de chances de eliminar essa menina

          Curtir

  18. Estou deliciada, com a sua análise Piloto..Estou deliciada com MN M..E com todos os participantes…Até mesmo com L Mesquita, pois mesmo pensando diferente, entre uma coisa ou outra, não é que têm argumentos interessantes?
    As diversidades são importantes também…
    Quanto aprendizado..Depois dizem que BBB é para desocupados..
    Vivendo e aprendendo..Sempreeeeee..
    Obrigada Piloto, obrigada a todosssss…

    Curtir

    1. Vivendo…..
      Somos dessas. É tão rico esse exercício de se permitir compreender o olhar do outro.

      Em relação ao L Mesquita, eu deixei de ler o que ele escreve. Por “centos” motivos. Numa das suas falas ele dizia que o atentado que ocorreu em Londres deveria ter sido aqui. Inicia um monólogo político muito agressivo e impertinente. Sempre grita( Caps) e é impositivo. Além do que o discurso extravasa um ódio extremo. Sobretudo pela Vivian. Acho preocupante, e acredito que a família dela deveria ser alertada. Por que não é aceitável o que ele diz sobre a moça. O mundo anda tão maluco. Tanto ódio gratuito. Extrapola.

      Curtir

      1. Sim MN M…
        E como eu adoro quando encontro outras pessoas que são dessas..também..É muito Bom.
        Concordo com você, de fato incomoda a caixa alta..Já vi outros comentaristas usando e eu particularmente não aprecio.
        Acho agressivo..Porém em alguns contextos, numa palavra ou expressão, pode até ser bem vinda…
        Realmente, o que atrapalha muito a leitura de Mesquita…é que quase todos os seus textos são em caps lock.
        Não quero ser julgadora de ninguém que aqui comenta..Não tenho essa pretensão. .E até peço desculpas por abordar esse assunto.
        Mas não tem como deixar de le-lo e de percebe-lo, nem se quisesse, rs..
        Certo que alguns comentarios, eu pulo, os mais encalorados…rs…Mas usando de certa parcimônia, encontrei alguns argumentos bem plausíveis, nos seus textos…
        Tenho essa mania, de querer entender todos os lados..
        Aliás te confesso, que ja passei mais bocados, uma ou duas vezes, por causa disso, na vida real mesmo.
        Agora estou mais cautelosa..rsrs
        Beijos..e mais uma vez, obrigada pelos seus comentários, são muito enriquecedores.

        Curtir

  19. Como viajei, tirei férias e fiquei meio away nos últimos dias, já ia perguntar se o Daniel tinha saído e eu não fiquei sabendo.
    Eu estava torcendo pro Ilmar, mas agora sou Vivian desde criancinha. E que se fodam o segundo e terceiro lugares. Pode até dar pra Marinalva e pro daniel, se quiserem.
    BBBosta.
    Obrigada Emília por cagar na edição. Obrigada globo por ajudar a espalhar essa cagada jogando no ventilador.

    Curtir

  20. Nosso (ou nossa, não sei se é homem ou mulher) LMesquita disse isso sobre o atentado de Londres? Tenho certa preguiça de ler o que ele (a) escreve… Não por ser longo (quem sou eu pra falar de texto longo hahahahaha!) mas porque me dá angústia a quantidade de Caps lock. As opiniões sobre o jogo são dele, e ele (ou ela, ai que saco……) que as defenda. Mas atentado é um pouquinho over, não?

    Não sei se a torcida do Marcos se juntaria pra votar na Emília, como a chama o nosso piloto… Não fico vasculhando twitter, mas neste último paredão fui ao oficial do Marcos e quem o administra agradecia à torcida da Emilly pelo apoio… Mesmo depois de pedir um “Fora Emilly” no anterior. Então devem continuar juntos… Consequentemente, tirariam a Vivian… Eu nunca votei, mas juro que daria uns 10 votinhos nesse caso pra que a manauara ficasse…

    Aliás, o twitter do Marcos é feito por quem entende do riscado (comunicação é minha área de atuação profissional). Ou o amigo que coordena é da área ou ele contratou uma bela agência pra fazer a manutenção de conteúdo das suas redes sociais.

    Curtir

    1. Disse sim. Não aqui, por eu acredito que Piloto não teria tolerância com tanto excesso. Mas ele é comentarista de um Blog que se perdeu na torcida pelo Marcos. Lá ele se sente à vontade para extrapolar.

      Curtir

  21. Oi Piloto . Adorei sua inteligente ( tanto intelectual quanto emocional ) análise e leitura corporal dos personagens .
    Desde terça-feira venho pensando naquele ato de ajoelhar-se diante de um a pessoa que admira (acho eu , sinal de respeito ou submissão) mas ao mesmo tempo, mostrar sua tb superioridade ao “aconselhar” prudência com o poder. Tem muito pano pra manga em todo esse gestual. Eu mesma já refleti sobre esse ato algumas vezes, tentando decifra-lo mas várias coisas vem na cabeça e ainda não consigo chegar a uma conclusão. Difícil, as vezes impossível , tentar decifrar uma pessoa. Às vezes não conseguimos fazer isso nem com quem convivemos e somos próximos. As pessoas são imprevisíveis mesmo aquelas que achamos previsíveis. Não sou psicóloga, psiquiatra ou psicanalista , não tenho knowhow, sou leiga mas sempre me cativou observar as pessoas e tenho “bom ouvido ” , gosto de escuta-las e para isso tenho paciência. Não ouso de maneira alguma “dar” um diagnóstico sobre o Marcos mas tenho a percepção de que ele tem um barulho bem grande dentro dele que precisa ser tratado, cuidado oubsei lá o que , porque não pode ser normal uma obsessão / fixação , como essa dele com Rômulo. Narcisismo , vaidade, necessidade de aprovação exarcebardos. Eu mesma culpei a Emilly , por causa de sua manipulação, pela mudança de comportamento do Marcos mas com o passar do tempo, mudei minha leitura. Emilly continua, para mim, a mesma coisa : fútil, oportunista, mesquinha, egoísta, escrota mas , como disse um comentarista aqui, ela só alavancou e descobriu o que estava coberto, guardado, escondido dentro do Marcos. E como ele ja não consegue mais segurar o peso dessa “ocultação” tudo veio a tona diante das pressões infringidas por ele aos outros e a si mesmo.

    Curtir

  22. É interessante observar que os dois participantes mais ” preparados” , cultos, bem-sucedidos profissionalmente foram os mais afetados pelo confinamento. Me refiro a Marcos e Rômulo, claro. Cada um deles “pirou” à sua maneira: Rômulo para dentro, Marcos para fora. Creio que os dois entraram cheios de certeza no seu ” papel”. Rômulo não segurou o tranco e teve sorte de sair no seu limite. Já Marcos, que continua lá dentro, só os deuses sabem até onde pode se desconstruir. Se fosse um roteiro de filme, eu diria que poderia acabar em tragédia.

    Curtir

    1. Bibi,
      Tirando a histeria coletiva, e que Rômulo carregou o peso de estar vinculado à Política, ele mostrou-se fiel aos seus princípios, numa elevou a voz, e até a família do Marcos concorda com ele. Não vi absolutamente nada que ele tenha feito do que possa se envergonhar. E vamos combinar que ser certinho, gostar de ordem e limpeza, não é exatamente um defeito. Ele nunca foi impositivo com ninguém. O grupo ao qual ele se juntou o via como referência, nutria respeito por ele. Marcos se isolou com Emily. A partir do muro coopitou Ilmar. Rômulo passou a ser a voz dissonante, porque alertava Marcos de foram incisiva . Para muitos ele pode ser considerado chato, cheia de regras, mas nunca pôs o desde em riste pra ninguém. Argumentava, com toda a inteligência e sendo de observação que lhe são peculiares. Não dourava a pílula, é verdade, mas isso também não é uma falha de caráter. Só uma característica pessoal. Nunca se indispôs com os demais. Só com os arrogantes.

      Sobre o Marcos eu já falei bastante por hoje.

      Curtir

      1. MN M, não entendi sua veemência, pois minha observação não teve nada de desabonador ao Rômulo. Embora não seja admiradora dele ( nem do Marcos) apenas notei que os dois foram os mais afetados pelo confinamento. Quem não viu que Rômulo entrou de um jeito e saiu de outro? Marcos não sei onde vai parar se não sair logo. Nessa edição não torço por ninguém , o que me permite ter um olhar menos passional, mais lúcido sobre os participantes. Mas já passei por isso, então dou um desconto. É só isso.

        Curtir

        1. Bibi,
          Temos algo em comum. Não torço por ninguém e também acredito ser capaz de preservar minha lucidez. A bem da verdade também não voto e nunca tive PPV. O Que eu escrevi não foi uma réplica ao seu comentário. Fiz colocamos genéricas, refletindo sobre os comentários extremistas que lemos por aí. Não foi nenhuma crítica ou discordância. Na verdade concordo com as suas observações. A linguagem, por vezes é fonte de mal entendidos. Só isso. Tudo bem?

          Curtir

  23. Nunca comento mas…
    o que li até aqui nos comentários foi discurso de torcida na maioria. Depois da infeliz brincadeira do trio veio a punição. No mesmo instante os dois grupos pensaram em comida. Isso foi mostrado na edição, não é uma informação de quem só viu PPV. Fizeram a conta e perceberam que nessa semana ficar no TCT ou TCN vai dar na mesma. Com o cancelamento da festa, onde qualquer um come sem restrição, justamente foi Vivian, a que mais ficou no TCN, que resolveu abrir a boca.
    Mas esse é um BBB onde não vi até agora uma discussão com começo, meio e fim,um confronto sólido, só distorção de fatos e omissões de jogo, com os coleguinhas falam e acontecem, no embate jogam panos quentes. Isso analisando só os participantes, sem pensar nas famílias e torcidas aqui fora.
    As situações surgem, o time fraco que não desenvolve.
    Adoro o formato. Infelizmente o BBB17 já entrou para o rol dos piores BBB’s.

    Curtir

    1. Como não me enquadro na condição de fã e assisto apenas como observadora, não tenho interesse nem necessidade de distorcer os fatos. Naturalmente quem mais se expõe abre a oportunidade para um olhar mais aprofundado. Todas as minha falas são calcadas naquilo que eu vejo, inclusive o subtexto. Se o discurso é mais duro com alguns, é porque eles protagonizam mais situações dúbias ou extremistas. Mesmo as vezes que eu trouxe para discursão fatos sobre o jogador Marcos, o fiz com base nas próprias afirmações dele em relação ao favorecimento, por exemplo.
      Naturalmente a isenção absoluta não existe, pois sempre vamos ver qualquer coisa a partir das nossas vivências. Porém, que não se deixa cegar pelo fanatismo, tem mais condições de manter a lucidez.

      Curtir

  24. Gente, acho que não foi só o Marcos quem surtou não, a torcida dele tá no mesmo patamar.
    Olha o que esse(a) L. Mesquita escreveu no blog Reallytando (tive que transcrever aqui).

    TERRORISTAS atacam o PARLAMENTO DE LONDRES… E pq não atacam o PARLAMENTO BRASILEIRO junto com os FALSOS PROFETAS, ANTICRISTOS, PROFESSORES DE DEUS, ANJOS CAIDOS, LUCIFERES, BELZEBUS q tem la tal qual o ROMULO? Deve ser por causa da BUROCRACIA BRASILEIRA, ser TERRORISTA no BRASIL leva tempo devido a BUROCRACIA e sai muito caro devido aos IMPOSTOS ABUSIVOS. Deve ter q pagar um DUDA pra explodir uma BOMBINHA HUMILDE por aqui…

    Só tenho uma palavra pra definir esse comentário: MEDO!

    Curtir

    1. Qto mais se dá cartaz e importância , mais Ibope ganha . Já parei de ler certos comentários faz algum tempinho , não tenho saco e nem paciência para certas babaquices.
      Já falei em um outro blog, q morro de rir qdo percebo alguns adolescentes ou recém saídos da adolescência, se fazendo passar por adultos nos blogs para ter maior credibilidade em seus comentários . Mas é tão visível, tão primário, tao agressivo , tão evidente que chega a ser engraçado. Também possa ser que a pessoa tenha algum distúrbio, sabe-se lá . De uma forma ou de outra, eu não bato palmas pra maluco dançar.

      Curtir

  25. Foi um BBB muito ruim do começo ao fim e lamento, mas credito grande parte do insucesso ao Romulo e suas regras cretinas…agora é arrastar com o que tem e chegar ao fim…Lamento, mas se protagonista não vencer, o interesse por reality despenca, pois se ha favorito por protagonismo é porque o publico que ainda resta escolheu, chega da emissora enfiar personagem secundário goela abaixo do publico, chega de tipos como Cesar vencerem…mas essa é apenas a minha opinião.

    PS: Concordo que a Emilly é muito dificil de conviver, a cada hora um chilique, uma discussão tola, uma visão miope dos fatos, papos curtos…duríssimo aguentar.

    Curtir

  26. É realmente assustador, MN M! Também não sei como um absurdo desses passa. Estamos comentando atitudes dos participantes DENTRO de um reality show. Agora, confesso que esse fanatismo me deixa bem assustada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s