Somos Tão Jovens

Todos os dias, quando acordo, não tenho mais o tempo que passou.

Mas tenho muito tempo. Temos todo tempo do mundo.

iedafesta

ieda foi a mais velha participante a pisar num BBB, em todas as edições. 70 anos.

Porém… Velha, só na idade. Porque a gaúcha nem de longe se portou como uma vovó ou senhorinha da terceira idade.

ieda foi jovem. ieda brincou, dançou, tentou se enturmar com a garotada.

Em nenhum momento vinculamos sua imagem ao clichê de “Vovó” Naná. “Dona” Geralda.

Nem no figurino ieda parecia uma senhorinha ultrapassada. Ela era Miss, ela era elegante.

ieda era moderna.

021807

Uma jovem de 70 anos que não vestiu o pijama da aposentadoria e ficou parada olhando o tempo passar.

Vovó Naná e Dona Geralda me passaram uma imagem de vizinha fofoqueira que passa o dia amargurada reclamando da vida.

Já ieda foi, durante todo BBB, uma participante no mesmo patamar dos rivais. Apenas com idade mais avançada.

A gaúcha jogou. Mirou no futuro e não viveu do passado. Em vez de usar como muleta a imagem de vovozinha sofrida, ela lutou pra conquistar essa vaga na final.

Sempre em frente. Não temos tempo a perder.

Nosso suor sagrado é bem mais belo que esse sangue amargo.

1486665087589cb57f05d76_1486665087_16x9_md

Veja o Sol dessa manhã tão cinza. A tempestade que chega é da cor dos seus olhos castanhos.

ieda era brava!

Com personalidade forte, ieda era uma tempestade de emoções e posicionamentos firmes. Amiguinhos, teve barraco!

Mesmo com toda sua elegância de Miss, ieda sabia confrontar quando era atacada. Em vez de chorar, ela brigava de volta. Sem perder a pose e postura.

Isso, sem contar com as melhores tiradas ao vivo, como o inesquecível “Eu voto em mim, também”. Durante uma votação ao vivo, em que ela perdia por unanimidade.

Mas apesar desse lado briguenta, ieda era a Mama da casa.

A gaúcha tinha muito conteúdo e experiência de sobra, pra se colocar como pajé da tribo. Ela tentava passar sua vivência, direcionando ou aconselhando em situações chaves.

Ela pode ter mudado de lado 902 vezes no jogo, mas eu sentia nela, um instinto natural de mãezona querendo proteger e aconselhar as meninas mais novas.

Então me abraça forte. Me diz, mais uma vez, que já estamos distantes de tudo.

223652

Uma pena que pouco disso foi mostrado pela edição ao longo de todo confinamento.

A produção preferiu focar em um núcleo fechado, escondendo tantos personagens interessantes que existiam na novela.

ieda não foi protagonista, mas era aquele tipo de coadjuvante que rouba a cena. Bastava a direção querer explorar mais o elenco que possuía nas mãos.

Não adianta Tiago prometer uma reviravolta radical no jogo, e colocarem um muro que só serviu pra acentuar ainda mais, a trama única que já era explorada na novela.

Até hoje, espero essa reviravolta.

O que foi escondido, é o que se escondeu. E o que foi prometido, ninguém prometeu.

Mas fato é que a participação da ieda não foi tempo perdido. Pela primeira vez, uma pessoa de 70 anos mostrou que não importa a idade.

Somos tão jovens.

215934

39 comentários em “Somos Tão Jovens

        1. foi coadjuvante pq o mr. edição quis assim. Como o piloto disse, o elenco era interessante, dava pra ser muito bem mostrado. Mas só mostraram o casal nojo. Aí fica parecendo que eles eram protagonistas, né…

          Curtir

        2. Lembro que nos primeiros dias gostava muito de acompanhar as conversas entre o trio Ilmar-Romulo-Marcos. A conversa era de alto nível. Fico imaginando se a amizade teria durado se nao fosse por esse maldito comercial. Até disso a presença dessa menina nos privou.

          Curtir

  1. Então você admite que havia um enredo?

    Assim sendo o verdadeiro “desvio” foi o enredo montado em prol de uns e outros.

    Injusto com os demais, inclusive com Ieda, e com o público que quer assistir um Reality, não uma novelinha fabricada.
    Ieda chegou a final porque ela se empenhou nessa direção.
    Uma bela finalista.
    Não é a minha escolhida, mas tem o meu respeito e admiração.

    Curtir

    1. Pois é….como eu disse acima, teve muita coisa interessante que a presença de Emily nos privou. Uma delas era amizade entre Romulo, Ilmar e Marcos. No comeco os très passavam horas e horas conversando e era muito bom ouvi-los. A maça podre definitivamente destruiu todo o cesto nessa edicao…

      Curtir

      1. Emilly é só uma das responsáveis por esse desfecho. Acho que de um modo ou de outro, o confinamento ia acionar certos gatilhos. Não fosse a Emilly , seria de outra forma. Não sei se na mesma proporção…nunca saberemos…

        Curtir

  2. Ieda foi uma participante muito interessante; deu glamour às mulheres mais velhas, cozinhou como uma “mama” cuidadosa e experiente, fez conchavos e combinou votos como todas as outras fofoqueiras. Tinha muito mais a mostrar mas as câmeras estavam sempre procurando as brigas e as DRs da Emilly. Enfim, fez uma linda passagem pela casa. Vai sair com uns trocadinhos para se divertir mais um pouco na vida. Foi muito bom de ver.

    Curtir

    1. Vanda

      Faço minhas as suas palavras sobre Ieda. Uma mulher exuberante e cheia de vida.
      Muita gente interessante para mostrar, para instigar, para desafiar. Optou-se por mais do mesmo, com doses extras de mal-estar , que nos deixaram com um gosto acre na boca.

      Curtir

  3. Triste que numa edição com tipos tão bons tenham focado só nesse fedelha cretina e seu príncipe que virou sapo. Pedro, Ilmar, Ieda, Elis e até Vivian podiam ter sido mostrados de outra forma. Mas só mostraram os 5 minutos diários em que falavam mal de emilly. E de resto mostravam o casal nojo em situações românticas. Aí fica parecendo que são “as cobras” X o pobre casal perseguido.
    Que saco, globo!

    Curtir

  4. Troco Emily pelo Marcos da primeira e segunda semanas de confinamento. Marcos amigo de Romulo e Ilmar. Marcos tocador de balde na banda Confination. Marcos que enchia o saco do Ilmar quando ambos dividiam uma cama de casal no quarto preto. Marcos sem a influencia nefasta da Emily…

    Curtir

  5. Concordando com os comentaristas e com o Piloto

    Uma edição que tinha tudo pra render e ser um marco positivo. Personagens tão díspares e interessantes.

    A interações com outras pessoas – em situação de confinamento ou não – já é e si mesmo algo digno de ser observado. Surgem os conflitos normais e inerentes ao convívio….. Não precisa manipular e criar enredo, sobretudo esse tão desgastado de formar casal. O programa perde muito da dinâmica com isso. O casal tende a isolar-se e não costuma interagir. Os demais ficam engessados, porque sabem que casal tem mais força nos votos – votam em dupla – e costuma ter aceitação cá fora. Jogadas que aconteceriam normalmente são coibidas. Como alguns podem contar uma história , se todo o foco é direcionado para um ou dois participantes? Por que não investir em dinâmicas que os ocupem e os exponha naturalmente? Tantas atividades conjuntas que podem ser propostas.

    Ainda somo so mesmos …..nossos ídolos ainda são os mesmos…

    Ieda, Vivian, Pedro, Rômulo. Ilmar, Elis. Cada um desses é interessante ao seu modo. Mas foram esquecidos e desprezados pelo Mr. Edição.

    Curtir

  6. Se IEDA nao foi protagonista foi pq a EDICAO do BBB nao quis. Ieda uma MISS de personalidade forte, antenada com a atualidade, perspicaz ao extremo e ao mesmo tempo acolhedora como um MAEZONA, mas nao uma MAE q soh passa a mao na cabeca, mas a mae q aconselha, alerta e chama a atencao. Ieda percebeu antes de todos nos quem era o MARCOS, desde o inicio do programa ela nao achava q ele agia naturalmente, que era uma coisa forcada! Ieda alertou varias vezes a Emily sobre o casal FAKE, que ela gostava mais do Marcos q o Marcos dela, Marcos quis formar casal fake, achando q iria faze-lo campeao, ele que insistiu com a Emily, a Emily deu varios TOCOS nele ateh ceder. Entao a culpa de tudo foi o Marcos pois foi ele q armou esse roteiro, ele queria a Vivian, mas conseguiu a Emily e insistiu nela ateh o fim. Emily tem 20, Marcos 38. Quem debochava de todo mundo q saia da casa era o Marcos inclusive juntando PAPEL SUJO DE MERDA pra jogar no Ilmar. Marcos nao eh associado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plastica pois foi EXPULSO da residencia por roubar toalhas, ai teve q o PAI dele pagar uma especializacao nos EUA. Emily eh PILANTRA, mas Marcos eh muito mais e Ieda percebeu isso antes de todos nos! Ieda foi a unica a ter coragem de enfrentar o Marcos surtado, apesar de passar mal por isso! Gosto da coragem da Miss Ieda e por isso voto nela. Quero EMILY em terceiro, com Vivian e Ieda na frente dela. Meu voto hoje eh da IEDA, a minha DAMA DE FERRO!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Também gostaria imensamente que esse fosse o resultado final… Mas, infelizmente, não vai acontecer a Ieda em segundo… Se você não votar na Vivian, capaz da Vermily ser campeã! Vamos ajudar a tombar a ‘princess da lama’!

      Curtir

    2. Tive uma alegria aliviada quando Marcos foi expulso. Concordo que Vermily deveria ter saído antes. Mas Marcos continuaria sua perseguição aos outros e assediaria a Vivian. Ela não cederia, eu acho. Adorei a Ieda sempre. Meu voto é Ieda!

      Curtir

  7. Mesmo sendo tão bonita, cheia de vivacidade, Ieda não conseguiu fugir do rótulo imposto de “mama”. Até reclamou, mas acabou cedendo. Ela não chegou na casa disposta a ser mãezona, mas uma mulher cheia de vida, sem vergonha de se produzir, colocar brincão e de ter desejo pelo Rômulo. Mas nunca conseguiu se enturmar inteiramente, embora tenha tentado lá e cá, por ser vista como alguém…de idade ??!! Mas com o jogo de cintura que só a vida dá, Ieda achou seu jeito de ir ficando. Usou um tipo de jogada mal vista pelos puritanos, mas lá está ela bela e faceira na final ( ok,ok, teria entrado em 4º lugar, não fosse o episódio da expulsão).

    Lembro do um episódio em que Marcos , num daqueles momentos “Pílulas da Vida”, disse cheio de “compreensão”: Ieda, entendo porque você faz questão de cozinhar : se tem festa você não dança porque as músicas não são do seu gosto, se tem provas de resistência, você não pode aguentar etc…etc… só resta a cozinha ! WTF ??? Ieda dançava até taca-taca nas festas, se atirou com tudo na tirolesa …Para alguém que se dizia tão evoluído, Marcos simplesmente NÂO enxergou Ieda !!!! Mas não quero chutar “cachorro morto” .Talvez, ela tenha ajudado a quebrar um pouquinho o preconceito. Ah, the last but not least, ela falando sobre a perda da mãe para a garotada, foi um texto digno de colocar na parede!

    Curtir

    1. A sabedoria de MISS IEDA a torna uma mulher interessante, impressionante como a postura, a atitude, a coragem, a altivez e o desprendimento esconde a idade! Nao consigo enxergar a IEDA como uma SENHORA, mas sim como uma mulher descolada, classuda, elegante e,acima de tudo jovial. Ao meu ver o mais velho do BBB era o ROMULO, a chatisse piegas do ROMULO o tornava um VELHO INSUPORTAVEL, ao contrario da sagacidade e do jogo de cintura e a vontade de viver e curtir a vida de Ieda. Viva e deixe viver, essa eh Ieda. Torcendo por Ieda e Vivian no TOPO e Emily em TERCEIRO!!!

      Curtir

      1. A atitude de IEDA vale mais que MIL PLASTICAS. A plastica traz um REJUVENESCIMENTO artificial, ja a POSTURA de Ieda traz um REJUVENESCIMENTO NATURAL, Ieda nao precisa de PLASTICAS, ela linda do jeito que eh!!!

        Curtir

    2. Marcos não tinha leveza nem discernimento para entender pessoas como a Ieda!
      Um troglodita, cheio de preconceitos, vilanias, malícias e machismos vai entender o que sobre delicadeza? Aquela cena em que ela relata a perda da mãe e de como se sente em relação ao mundo aos 70 anos é de uma grandeza sem tamanho… Ela encontrou uma forma de ir ficando já que não conseguiu uma aliança com ninguém! Assim como o Marcos, a maioria das pessoas são preconceituosas, pois não entendo tanta rejeição por ela! Só não voto na Ieda por querer muito o tombamento da órfã dos infernos!

      Curtir

  8. Para quem detesta a Emilly, vamos tirar esse prêmio dela. Ela é a última pessoa que merece. Seria inesquecível ver o tombo da verme ao ficar com o segundo lugar.
    GO TIME VIVIAN.
    VAMOS VOTAR, GALERA.

    Curtir

  9. Magah, isso mesmo!!! Precisamos votar bastante e podemos sim fazer da Vivian Campeã!!! Soube que parte da torcida de Marcos migrou pra Vivian em função dos últimos acontecimentos!!! Vamos firmes e fortes fazermos a Vivian Campeã!!!!

    Curtir

  10. Piloto, pela primeira vez discordo do seu texto. concordo que a edição foi tendenciosa com os outros participantes, mas o que a Ieda mostrou de concreto no jogo? NADA, ela mesma disse que estava sozinha no jogo e com isso confirma que não construiu laços nesse bbb. cozinhou, fofocou, fez intriga, socializou.. o que marcou a sua presença nessa edição? no video dela ainda teve a cara de pau de dizer que a Emilly merecia ganhar por ter garra.. foi vergonha alheia essa declaração. a Ieda foi a Planta que flutuou em todas as alas e não se firmou com ninguem, não teve aliados pois tudo foi por interresse. chegou a final por pura sorte pois candidatos mais marcantes e merecedores foram eliminados, enfim.. pra mim uma finalista por ocasião, sem mérito. não fez mal a ninguem como a Emilly fez, mas teve um jogo morno e sem enredo.

    Curtir

  11. Eu fico me perguntando se o Mr. edição tivesse valorizado mais a Elis, como seria diferente toda a dinâmica do jogo. Era a única, que com seu jeito “peculiar”, ainda dava uma excelente antagonista para o casal. Mas, o casal precisava de todo holofote para si. E deram um tiro no pé.
    Espero que em 2018 a produção pare de ficar inventando personagens fictícios e deixe o jogo andar pelas próprias pernas.

    Curtir

  12. Vero. Elis poderia ter rendido muito mais.
    Mas o caçador e cortador de cabeças mandava pra guilhotina que quer que ousasse se insurgir.

    Os executores aqui fora terminavam a decapitação.

    Pena

    Curtir

Deixe um comentário